Diário da Manhã

sábado, 19 de outubro de 2024

Notícias

Confira como emitir o carnê do IPTU 2023

Confira como emitir o carnê do IPTU 2023
05 dezembro
00:11 2022

Pagamento em cota única até o dia 20 de dezembro garante desconto de 10%, exceto aos contribuintes que realizaram a adesão ao Domicílio Tributário (DTE), os quais têm o desconto de 12%

As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já podem ser acessadas por meio da plataforma do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) da Prefeitura, https://www.pelotas.com.br/fazenda. Para a quitação do ano de 2023 em cota única até o dia 20 de dezembro, o contribuinte terá desconto de 10% no valor do imposto; já quem aderiu ao DTE tem desconto de 12% e já pode acessar a guia pela notificação eletrônica recebida. Já o pagamento de forma parcelada, sem desconto, tem primeira guia com vencimento para 10 de janeiro de 2023.

A  fim de reduzir o número de impressões dos carnês físicos e, consequentemente, gerar benefícios ambientais e econômicos, além de facilidade ao contribuinte para obtenção de guias com agilidade e comodidade, o Município incentiva a adesão ao DTE por meio do endereço eletrônico (https://processos2.pelotas.rs.gov.br/processos/execute.action), cuja adesão segue aberta. Confira abaixo o passo a passo de como acessar o sistema:

1. Acesse a plataforma (https://processos2.pelotas.rs.gov.br/processos/execute.action). Também pode ser acessado na página da Prefeitura (https://www.pelotas.com.br/) > Serviços > Serviços ao Cidadão > Serviços Tributários > Guias do IPTU.

2. Digite a Inscrição Imobiliária (que pode ser encontrada em carnês de anos anteriores) e os caracteres da imagem gerada, depois clique em “Pesquisar”.

3. A página vai mostrar o nome do proprietário e as informações referentes ao imóvel, e logo abaixo terá a informação referente ao IPTU 2023.

4. Para emitir COTA ÚNICA, com 10% de desconto, para pagamento até o dia 20 de dezembro, clique na caixa de seleção (indicada no primeiro quadrado) e depois em “Guia à vista da parcela selecionada” (indicada no segundo quadrado). Vale lembrar que o contribuinte que aderiu ao DTE terá 12% de desconto no pagamento de cota única.

5. Clique em ”Gerar guia”. Certifique-se que os pop-ups estejam liberados em seu navegador. Ao gerar a guia, ela será salva no computador e ficará disponível na barra inferior do seu navegador.

6. Para gerar o carnê do IPTU parcelado, basta selecionar todas as parcelas (conforme mostra o retângulo vermelho) e depois clicar em “Gerar o carnê das parcelas selecionadas”. 

7. O arquivo com o carnê será salvo no computador e ficará disponível na barra inferior do seu navegador.

O pagamento pode ser feito em qualquer banco ou via pagamento instantâneo – Pix. Para a segunda opção, é necessário fazer login na plataforma.

Caso o contribuinte não tenha acesso à internet ou encontre alguma dificuldade, pode ir até a Secretaria da Fazenda, na rua Santos Dumont, 149, e solicitar o carnê.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções