Congresso técnico decide diretrizes do Gauchão 2021
Após a realização do Estadual Feminino, em que o Internacional sagrou-se campeão sobre o Grêmio no domingo, em vitória por 2×1 em Cachoeirinha, a Federação Gaúcha tratou de cuidar do Gauchão dos homens para a edição 2021. O congresso técnico foi realizado nesta segunda-feira (21), na sede da FGF.
O Xavante esteve representado pelo seu presidente eleito em 2020, Nilton Pinheiro, enquanto o Pelotas conta com a liderança de Gilmar Schneider.
O Congresso Técnico decidiu por um Gauchão de turno único, todos contra todos. Quatro times avançam para as semifinais e dois serão rebaixados, nesse sistema inicial de pontos corridos. Lembrando que são 12 clubes na competição. A previsão é iniciar o torneio em 27 de fevereiro, praticamente emendando com a temporada 2020, atrasada por conta da pandemia do novo coronavírus.
Como a Divisão de Acesso 2020 não ocorreu, serão só dois rebaixados, não quatro, como poderia ocorrer se a Série A-2 saísse no ano. Pelotas e São Luiz, dois últimos colocados do Campeonato Gaúcho 2020, tentam reaver a verba de primeira divisão, mas a FGF estipula que recebam cota a menos de participação.