Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

CONSCIÊNCIA NEGRA: Luta contra a segregação

20 novembro
10:16 2013
Prof. Fábio Gonçalves preside o Conselho Municipal

Prof. Fábio Gonçalves preside o Conselho Municipal

No Dia Nacional da Consciência Negra, que evoca a morte do líder Zumbi dos Palmares no século dezessete, reflexão acerca da realidade da comunidade negra em Pelotas. Em visita ao DM, professor Fábio Gonçalves – preside o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Ele assumiu a presidência após o falecimento de Rubinei Machado em agosto. Com oito titulares, o Conselho reúne-se na última terça de cada mês. O local é a Casa dos Conselhos.  O ritmo está sendo retomado após o luto pela perda de Rubinei, que se notabilizou como articulador aberto ao diálogo com as mais variadas posições. Na data que salienta a dignidade da comunidade negra, Fábio Gonçalves menciona que o senso comum ainda não apreendeu o contexto de exploração, pobreza e exclusão que têm marcado a trajetória da etnia no Brasil. Para ele, a segregação mantém-se acentuada. E exemplifica com o pequeno número de negros que ocupam cargos de decisão na sociedade.

LUTA – O Conselho foi reorganizado e retomou atividades em 2012. Conforme Fábio, alguns confundem a dimensão da instância. O Conselho é deliberativo, acata projetos e iniciativas, colocando-os em votação. Porém, não tem poder para executar, empreender e efetivar políticas. Ele frisa que o Conselho está vinculado ao gabinete do Prefeito. Assim, cabe debater com a comunidade e encaminhar as demandas. No entanto, para que sejam atendidas, é necessária “ação política, pressionando por resultados”. E Fábio observa que desde o ressurgimento, o Conselho já encaminhou mais de dez ofícios ao Executivo municipal. Nas reivindicações, desde estrutura mínima para o funcionamento, como uma sala para referência e atendimento, até a questão do cumprimento da lei federal 11.645, que estabelece o ensino da cultura e história afro-brasileira.

SEGREGAÇÃO – Para a população compreender que o negro saiu da “senzala para a favela”, sem acesso à educação formal e consequentemente a melhores oportunidades profissionais, é necessária abordagem acerca da realidade histórica, política e econômica. O que poderia contribuir, porém, a Lei Federal que leva o tema à escola – está completando dez anos de vigência -, ainda não foi devidamente implementada. A segregação está nos índices e percentuais, que mostram a baixa escolaridade, a marginalização que induz à violência e o negro alijado das instâncias de poder.

AUDIÊNCIAS – Na próxima semana, representantes do Conselho terão audiências com os secretários municipais de Educação, Cultura, Saúde e Desenvolvimento. Em pauta, a lei federal, a valorização da arte e cultura da periferia, políticas de saúde para enfermidades que acometem mais a população negra, e a democratização da informação em relação a programas como o microcrédito, recurso que pode alavancar pequenos negócios.

Prossegue a programação que valoriza a comunidade negra

Homenageados na abertura da Semana Municipal da Consciência Negra - Foto: Laura Trápaga

Homenageados na abertura da Semana Municipal da Consciência Negra – Foto: Laura Trápaga

Até sexta-feira sequência às atividades da Semana Municipal da Consciência Negra. Com o tema “Resgate e continuidade”, a programação reúne poder público, ONGs, Conselho da Comunidade Negra e lideranças comunitárias. Nesta quarta-feira das 8h às 19h, visitação à mostra de arte no Mercado Público. Das 13h às 18h30min, mostra “Africanidades” que exibe trabalhos escolares. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), acontece no hall da Prefeitura – sala de exposições Frederico Trebbi. Conforme divulgação: “ A proposta é dar visibilidade à aplicação da lei que inclui no conteúdo programático das escolas o ensino sobre história e cultura afro-brasileira, além de apresentar para a comunidade o trabalho desenvolvido em sala de aula e, dessa forma, ampliar a reflexão, o diálogo e a conscientização sobre o processo histórico de formação da sociedade brasileira”. Às 16h serão realizadas oficinas na UCPel. Entre 13h30min e 17h, largo do Mercado, atividade cultural com apresentações artísticas de alunos da rede municipal. Entre 17h e 19h30min, programação contará com shows de artistas locais. Às 19h15min na UCPel, mesa redonda “Dez anos da Lei 10.693/03, avanços e desafios”.

AMANHÃ –  Entre 8h e 19h, sequência à exposição que pode ser visitada no Mercado. Entre 13h e 18h30min, mostra de trabalhos “Africanidades” na Sala Frederico Trebbi. Às 18h30min, tendo como local o Casarão 6 à Praça Cel. Pedro Osório, palestra de encerramento da Semana Municipal da Consciência Negra. Na sexta entre 13h30min Às 18h, Juventude Negra em ação. Como local, Centro de Artes à rua Cel. Alberto Rosa 62.

ABERTURA da Semana ocorreu no Colégio Pelotense, e houve homenagens ao músico e produtor cultural Jair “Brown”, Editoria de Cultura do DM (Carlos Cogoy), artista visual Seli Mauricio, professora Rosamar (UFPel). Em destaque, com placas, dona Maria – viúva do Griô Baptista -, e a senhora Cecília – viúva de Rubinei Machado.

Dicas Culturais

Músico Ronaldo Pedra

Músico Ronaldo Pedra

MÚSICA POPULAR com o compositor e intérprete pelotense Ronaldo Pedra (Foto). Nesta quarta-feira às 21h, ele apresentará show no Laranjal. Pedra interpretará próprias e sucessos da MPB no restaurante Matinho – avenida Espírito Santo 2.933. Paulão Martins informa a agenda artístico-cultural desta semana. Amanhã, presença do grupo “Pelo telefone”. Consagrado na noite pelotense, o grupo cuja designação homenageia o primeiro samba gravado no País, apresenta repertório que adapta sucessos de diferentes ritmos. Talentosos, eles transformam em samba, músicas do Pop, sertanejo e MPB. Na sexta-feira, espaço ao decano da música popular pelotense. Trata-se da tradicional sexta com Solon Silva. Durante o show ele recebe convidados, bem como há espaço para “canja” dos frequentadores. No sábado, encontro marcado com o exímio violonista Teci Pereira. Talento na música instrumental, recentemente esteve tocando em Minas Gerais. Paulão convida a comunidade para prestigiar as atrações. O couvert artístico é de R$7,00. Informações e reservas: (53) 3278.1181.

VARIAÇÕES X INSPIRAÇÕES é o título da mostra individual que abrirá amanhã no bar João Gilberto – rua Gonçalves Chaves nº 430. Nas criações artísticas de Paula Battipaglia, acrílico sobre tela, bem como o uso de colagem, massa e jornal. Visitação de terça a sábado a partir das 16h, estendendo-se até dia 18 de dezembro. Informações: 3026.2140.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções