Consciência negra na saúde mental
Ação nesta sexta às 14h no Mercado
Por Carlos Cogoy
Usuários das oito unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), estarão participando de programação especial hoje à tarde. Das 14h às 17h, no pátio interno do Mercado Público, acontece o “1º Festival de Arte e Cultura Afro-brasileira: Consciência Negra na Saúde Mental”.
Conforme a técnica de arte Edilaine Dutra, que integra a organização, o principal objetivo é possibilitar aos usuários, a oportunidade de conhecer a cultura negra, bem como proporcionar o estímulo à criatividade num ambiente diferente. Para evitar aglomeração, estarão presentes oito usuários de cada unidade CAPS.
PROGRAMAÇÃO – Às 14h, falas assinalando a abertura do festival. A seguir, oficinas de artesanato “Abayomis”, e de turbantes. Às 14h40min, escritora e pesquisadora Marielda Barcellos Medeiros, estará lançando o livro “Sonoridade Adinkra” (56 páginas). Às 15h, fala de representante de terreiro. Já às 15h20min, manifestação da usuária Santa Helena
Brem. O encerramento começa às 15h40min, com o Bloco do Mapa, e apresentação de mestre-sala e porta-bandeira. Témino às 17h. As oficinas e falas são abertas ao público.
EQUIPE de técnicos dos CAPS, que também está organizando o festival: Tais Huckembeck; Vanessa Costa; Jaqueline Machado; Viviane Rodrigues; Rosane Cardoso; Izamir Farias; Maria de Fatima Mendes; Marlene Amaro; Maria Isabel Borges.