Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

CONSCIÊNCIA NEGRA : Palestras, filmes e dança no Pelotense

CONSCIÊNCIA NEGRA : Palestras, filmes e dança no Pelotense
24 novembro
08:50 2015

Por Carlos Cogoy

Professor Fábio Gonçalves explanou sobre a desigualdade

Professor Fábio Gonçalves explanou sobre a desigualdade

Considerando os alunos matriculados neste ano no Colégio Municipal Pelotense, o professor de matemática Dilson Ribeiro realizou levantamento estatístico em relação à condição étnica. Ele observou que mais de 50%, identificam-se como brancos, 14% são negros, 13% não declararam –  item é opção na ficha de matrícula -, e indígenas e amarelos não alcançaram 1%. O resultado foi apresentado ontem pela manhã, durante a abertura da Semana da Consciência Negra no “Gato Pelado”. Dilson mencionou que o percentual que se autodeclara branco, no entanto, não condiz com a realidade. Conforme avaliou, sua pesquisa foi estatística, daí não constam as causas. Mas, algumas delas, foram abordadas pelo prof. Fábio Gonçalves – preside o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas.

DESIGUALDADE – Fábio exibiu trecho do filme “Amistad”, com cena que mostra a captura dos negros na África, e o sofrimento na travessia marítima. As imagens impactantes, conforme acrescentou, contribuem para sensibilizar diante do crime de “lesa-humanidade” que foi a escravidão. Além disso, no Brasil, a “liberdade” foi da senzala para a favela. Com isso, sem oportunidade, o negro lidera o índice de baixa escolaridade e vítima de homicídios. A questão da educação, com o negro freqüentando, em média, oito anos de escola, decorre da expulsão pelo não-pertencimento, a falta de referências. E Fábio salientou que há poucos e raros negros como profissionais liberais, bem como nos cargos de decisão do Executivo, legislativo e judiciário. De acordo com ele, a beleza negra não é considerada, mas persiste o mito da democracia racial. Recentemente numa escola estadual, a professora expressou, dirigindo-se à aluna: “Pede para a negra macaca calar a boca”. Ela foi afastada e está sendo processada.

PROGRAMAÇÃO da semana com atividades até sexta. Nesta terça às 8h e 14h, filme “O Kiriku e a feiticeira”, com a coordenação da profa. Maria Raquel. Às 19h, filme “A batalha do passarinho”, e debate com a profa. Raquel Silveira Dias. Amanhã às 8h, filme “A cor do trabalho”, e debate com Dilermando Freitas. Às 14h, “O Kiriku e a feiticeira”. Às 19h, dança com Odara, Rap com Mano Rick, Grupo de Dança do Pelotense.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções