Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Conservatório de música da UFPel promove show e curso com guitarrista Julio Herrlein

Conservatório de música da UFPel promove show e curso com guitarrista Julio Herrlein
04 novembro
16:25 2013

Estarão abertas de 04 a 13 de novembro, na secretaria do Conservatório de Música da UFPel, as inscrições para o curso de Harmonia e Improvisação com o guitarrista e compositor gaúcho Júlio Herrlein (http://julioherrlein.com/site/), a ser realizado no sábado, dia 16 de novembro na Bibliotheca Pública Pelotense. Chumbinho, como é mais conhecido, irá abordar tópicos como mapeamento do braço da guitarra, Harmonia Funcional, Teoria dos Conjuntos, Voicings, progressões de acordes e exercícios nas escalas pentatônica e hexafônica (tons inteiros).  O programa segue os tópicos do livro Harmonia Combinatorial, que traz também o conceito inédito de Condução de Vozes Combinatorial. Imediatamente após o curso haverá sessão de autógrafos no local, como parte da programação da 41ª Feira do Livro de Pelotas. À noite acontecerá o show de lançamento do livro (guitarra solo), como parte da programação da Série Artistas Convidados, alusiva aos 95 anos do Conservatório de Música da UFPel. A iniciativa é do professor Guilherme Tavares, coordenador do projeto de extensão Afina Sul, e conta com o apoio da Concert Escola de Música.

JULIO HERRLEIN – GUITARRISTA E COMPOSITOR

JulioHerrlein, também conhecido como “Chumbinho”, nasceu em Porto Alegre-RS, Brasil, em 22 de setembro de 1973 e começou a tocar aos 11 anos. Atua profissionalmente há cerca de 20 anos como guitarrista, compositor e arranjador.Cursou o bacharelado em composição musical na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), sob orientação do Professor Doutor Celso Loureiro Chaves.

Atualmente faz parte do Programa de Pós Graduação da UFRGS (Mestrado em Composição) sob a orientação do Professor Doutor Antônio Carlos Borges-Cunha. Nessa área, conquistou em 2006, no Rio de Janeiro, o primeiro lugar no VIII Concurso Nacional de Composição – IBEU (Instituto Brasil-Estados Unidos), com sua composição “Suíte Maestros Brasileiros”, composta e arranjada por Julio para a formação de Banda de Sopros (Big Band). Entre os jurados estavam: Carlos Malta (saxofonista, arranjador) João Guilherme Ripper (Membro da Academia Brasileira de Música e curador da sala Cecília Meirelles) e Leonardo Bruno (compositor, filho de Abel Ferreira).

Em 1996, sua composição “Novembro”, do CD “JulioHerrlein Quarteto” foi a vencedora do I Festival de Música Instrumental do RS. Na área da música para publicidade, compôs, arranjou e produziu cerca de 1300 peças musicais, com veiculação nacional e internacional, muitas delas premiadas.Como guitarrista, aos 22 anos, foi indicado ao Prêmio Açorianos como melhor instrumentista de cordas pela sua atuação em seu primeiro CD, JulioHerrlein Quarteto, de 1996, gravado com Kiko Freitas, Michel Dorfman e Ricardo Baumgarten. Atuou também em variadas formações (duo, trio e quarteto) dividindo o palco com vários músicos importantes no cenário brasileiro e internacional. Desenvolveu o recital de guitarra “Solo Jazz”, apresentando-se em diversos teatros em seu estado e pelo Brasil.Em 2011, lançou o livro Harmonia Combinatorial, obra com conteúdo e abordagem inéditas, com apresentação de Nelson Faria e financiada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Fumproarte).

Uma segunda edição do referido livro foi lançada em 2013, exclusivamente para o mercado internacional, pela editora americana MelBay, uma das maiores do mundo no ramo de publicações musicais. Em 2010, foi professor do Curso de Guitarra da XVIII Oficina de Música de Curitiba (uma das mais importantes oficinas do Brasil), tendo dividido o palco com nomes importantes da música instrumental brasileira, como Fábio Torres (piano), Edu Ribeiro (bateria) e André Vasconcellos (contrabaixo).Julio já tocou com vários artistas nacionais e internacionais como: Ari Hoenig, JorisTeepe, Kiko Freitas, Fábio Torres, Edu Ribeiro, André Vasconcellos, Eduardo Neves, Thiago do Espírito Santo, Sandro Haick, Gustavo Assis-Brasil, Edu Martins, Lucinha Lins, Robertinho Silva, Phil DeGreg, Alegre Corrêa, Maggie Green, Craig Owens, Pata Masters, Guinha Ramires, Glauco Solter, Michel Dorfman, Bebeto Alves, Gelson Oliveira, Alessandro “Bebê” Kramer, Maurício Marques, Paulo Dorfman, Emilio Valdes, Michel Leme, Bruno Tessele, Matheus Nicolaiewsky, Diego Ferreira, Mauricio Zottarelli, entre outros.

Programação:

16h – Curso de Harmonia e Improvisação (taxa de inscrição: R$ 30,00 para a comunidade – professores e alunos da UFPel estão isentos).

18h – Sessão de autógrafos (o livro estará à venda na livraria Cia. do Livro pelo valor de R$ 125,00. É possível folheá-lo virtualmente no site http://julioherrlein.com/site/).

20h – 21h30: Show de lançamento do livro Harmonia Combinatorial (entrada franca).

Local: Bibliotheca Pública Pelotense.

Inscrições para o curso: tratar com a secretária Eliane de segundas a quintas das 14h às 18h (sextas somente até as 15h30).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções