Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Conservatório: Patrimônio ameaçado depende de permuta

Conservatório: Patrimônio ameaçado depende de permuta
14 agosto
16:33 2014

A comunidade está prestes a comemorar, com programação diversificada, o Dia do Patrimônio histórico – transcorrerá dia 17 de agosto.  A questão patrimonial em Pelotas tem situações delicadas. Uma delas, porém, a recuperação do prédio quase centenário do Conservatório de Música da UFPel, depende menos de entraves burocráticos e rigores técnicos do que decisão objetiva. E a iniciativa está na mesa do Executivo municipal. Para sensibilizar a Prefeitura, visando agilizar a permuta que permitirá a recuperação física do salão Milton de Lemos – rua Félix da Cunha 651 -, diretora Leonora Oxley e as ex-professoras Yara Cava e Theresinha Oxley Rodrigues, salientam a urgência de solução para o impasse que ameaça o patrimônio da cultura pelotense.

PERMUTA – Segundo no Estado e quinto no País, o Conservatório foi fundado em 1918, sendo federalizado em 1983. Até setembro de 2012, quando o piso do auditório Milton de Lemos ficou comprometido, atividade havia sido ininterrupta. A UFPel, no entanto, não pode investir na recuperação já que o prédio é da esfera municipal – térreo aloja o Sanep. A UFPel então, sugeriu permuta à Prefeitura, e dois imóveis já foram disponibilizados. Concretizada a troca, térreo será liberado e a recuperação poderá ser efetuada. A 29 de maio, diz a diretora Leonora, em recital realizado na Bibliotheca Pública, vice-prefeita Paula Mascarenhas comprometeu-se publicamente com a solução. Mas, transcorridos quase três meses, ainda não houve o “sinal verde” para a permuta.

Ex-professora Yara Cava, diretora Leonora Oxley e Theresinha Oxley

Ex-professora Yara Cava, diretora Leonora Oxley e Theresinha Oxley

COMUNIDADE –  Ano passado foi elaborado projeto, visando o aproveitamento do térreo do prédio. De acordo com Leonora, o Conservatório – órgão agregado do Centro de Artes (CEARTes/UFPel) -, com a ampliação, terá mais inserção na comunidade. Assim, salas de concerto, memorial com o acervo da casa cultural, mais vagas para cursos de extensão e a retomada da musicalização infantil. Outra perspectiva é a reorganização da Sociedade Amigos do Conservatório.

MEMÓRIA – Durante 35 anos ela foi professora de piano no Conservatório. A ex-docente e atualmente escritora Yara Cava – aniversariou terça-feira -, tem inúmeras lembranças e histórias para contar. Ela recorda com carinho de professores como Milton de Lemos, Lourdes Nascimento, Darry Silva e Antonio Marguerita. Mãe da professora Sônia Cava, que leciona na UFPel, Yara salienta o quanto a música interfere no emocional. Além disso, identifica o Conservatório como centro de formação de gerações, contribuindo para a arte, cultura e cidadania.

 

Conservatório Theresinha OxleyTHERESINHA Oxley (Foto), durante mais de trinta anos esteve ligada ao Conservatório de Música. Ela começou como secretária, e posteriormente desenvolveu carreira na docência de canto. Soprano, lembra das audições na casa cultural. No Coral Artístico Princesa do Sul, sucedeu a professora Maria de Lourdes Nascimento e há mais de vinte anos atua como regente.

A ex-professora é mãe da diretora Leonora e do músico Leonardo Oxley. Em relação à necessidade de liberação do prédio, viabilizando que a UFPel realize a manutenção para preservar o patrimônio, Theresinha Oxley enfatiza a história de formação cultural, bem como as perspectivas de novos projetos à comunidade.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções