CONSERVATÓRIO : Semana de música da Assamcon
Nesta terça começa a programação da Associação dos Amigos do Conservatório
Por Carlos Cogoy
Canto lírico, chorinho, música folk e trilhas. E tudo gratuito. Sonoridades que estarão sendo apresentadas na 1ª Semana de Música da Associação dos Amigos do Conservatório de Música (ASSAMCON). A programação celebra aniversário da entidade, que foi criada em maio de 1996. Conforme divulgação, o surgimento da associação teve como finalidade “ajudar a manter o Conservatório de Música”. Desde então, inúmeras campanhas e eventos, sempre com o objetivo de valorizar a música e ressaltar o Conservatório como patrimônio. E a Semana de Música terá início nesta terça, com apresentações no salão Milton de Lemos, à rua Félix da Cunha 651.
ABERTURA – Hoje às 19h acontecerá a apresentação do espetáculo “Gala Lírica”. No palco, a participação de estudantes do curso de canto da UFPel. ENTRADA FRANCA.
CHORINHO – Quarta às 20h, apresentação do grupo “Chorei Sem Querer”, que reúne Dani Orttiz (pandeiro), Gustavo Mustafé (guitarra), Julia Alves (flauta transversal), e Vasco Azevedo (violão sete cordas). O grupo começou em maio do ano passado, com a proposta de música autoral. Os integrantes acrescentam que a proposta sonora é de “grupo instrumental voltado à linguagem do choro. Assim, espalhando e preservando a genuína linguagem musical brasileira produzida há mais de um século”. No repertório do grupo que já conquistou espaço no cenário da música instrumental da região, além de composições próprias, também haverá releituras de clássicos do choro. Na apresentação que integra a Semana de Música, o “Chorei Sem Querer” contará com a participação de convidados. Trata-se dois instrumentistas que são docentes na UFPel: saxofonista Rafael Velloso; acordeonista Vinícius Terres.
NEO MEDIEVAL – Quinta às 20h, será a vez do espetáculo “A Barda”. Conforme divulgação: “O projeto formado por Raíssa R. Leal (voz), Arthur Salles (violão), Mateus Messias (flautas), e Gabriel Faro (percussão), tem como objetivo levar ao público um espetáculo que mistura música folk, cultura neo medieval e trilhas de filmes, séries e games. No repertório, temas icônicos da música folk e trilhas sonoras de séries e filmes como Game of Thrones e Senhor dos Anéis, além de games consagrados como Skyrim e Chrono Cross”.
ASSAMCON foi fundada a 5 de maio de 96, e a entidade conta com presidente, secretaria, tesoureiro, consultor jurídico, conselho fiscal, diretor artístico e membros associados. De acordo com divulgação, a diretoria trabalha gratuitamente em benefício da causa artística e manutenção do prédio, colaborando com a conservação física e também imaterial da cultura e da memória musical da cidade.