Constituinte tem mais prazo para debates na UFPel
Em função de relatos de conselheiros de que suas comunidades não estariam suficientemente prontas para debater e escolher uma metodologia para a Constituinte Universitária o Conselho Universitário (Consun) da UFPel decidiu elaborar um novo calendário que abre mais prazo para apresentação de propostas e debates. O cronograma culmina na próxima reunião do Conselho, no dia 23 de setembro, quando as propostas serão apreciadas e espera-se chegar a uma definição.
O cronograma aprovado na reunião desta segunda-feira à tarde, realizada no Lyceu, após quatro horas de intensos debates, determina que em até 48 horas deverão ser publicadas no site da constituinte, no portal da UFPel, as propostas de metodologia já enviadas pela comunidade. A ideia é que elas ganhem publicidade e contribuam nos novos debates e nas novas propostas que se seguirão.
A comunidade tem até o dia 12 de setembro para remeter novas propostas de método, novos textos base, o que poderá ser feito a partir da proposta de consenso já apresentada. O recomendado é que as novas propostas indiquem em qual texto base estão referenciadas.
Nos dias 15 e 16, uma comissão formada pelos professores Ricardo Fiegenbaum, Sidney Vieira, Sérgio Cassal, Lorena Gill e por três representantes do Consun, Marcelo Lima (discente), Otávio Peres (docente) e Liliane Gripe (técnica-administrativa), reunirá as novas propostas, disponibilizando-as no site da Constituinte no dia 16.
Assim, os conselheiros terão até o dia 22 para debater os novos textos com suas comunidades, ocorrendo a reunião do Consun no dia 23. Nesse dia, o Consun elegerá um dos textos apresentados para, a partir dele, definir a metodologia final que regulamentará a Constituinte da UFPel.
MUITAS IDEIAS
No começo da reunião, foi mostrada ao Conselho uma apresentação com o relato da mobilização e dos debates ocorridos nas duas semanas passadas, de 18 a 29 de agosto, em torno da definição da metodologia da Constituinte, e com as muitas propostas que emergiram das unidades. As propostas relacionaram temas como o tipo da votação, a ordem da elaboração dos documentos, a percepção sobre o conteúdo da Constituinte, a realização de debates durante o processo, a votação individual ou por chapas, representações docentes e discentes, cronogramas, aprovação dos textos pela comunidade, entre outras tantas. Além disso, conselheiros apresentaram, durante a reunião, novas propostas oriundas de suas unidades, que também deverão ser disponibilizadas no site até em 48 horas.
A reunião desta segunda-feira teve a presença, aprovada pelo Conselho, de três representantes do Fórum pela Constituinte Democrática e Soberana, que acompanharam no local todos os trabalhos.
CASA
Nos informes ao Consun, o reitor Mauro Del Pino, presidente do Conselho, relatou que durante a Calourada foi apresentado à comunidade o projeto definitivo do Condomínio Estudantil, a nova Casa do Estudante. O projeto foi elaborado conforme Plano de Necessidades feito por grupo de acadêmicos em conjunto com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, em 2013. O projeto prevê seis blocos de seis andares, com 1.332 vagas. Seriam três estudantes por apartamento. Conforme o reitor, os projetos executivos do Condomínio deverão ser licitados ainda em setembro, por Regime Diferenciado de Contratação (RDC), um novo meio de licitação mais rápido.