CONSTRUÇÃO CIVIL : Sancionada Lei de incentivo ao uso de tijolo ecológico
A partir de agora, Pelotas conta com o Programa Municipal de Incentivo ao Uso de Tijolo Ecológico – material destinado à construção civil, com custo final mais baixo para o consumidor.
Na manhã de ontem, o prefeito em exercício Idemar Barz sancionou a Lei nº 6.527/2017, de autoria do vereador Roger Ney (PP), instituindo o programa no Município.
A produção do tijolo ecológico não inclui a queima em fornos. Implica no aproveitamento de matérias-primas residuais de pedreiras ou pó de pedra, entulhos de demolições e construções, resíduos industriais, siderúrgicos e petroquímicos, solo, cimento, cal e água. O sistema contribui para preservação ambiental, não gera poluição da atmosfera e reduz descartes da construção civil na natureza.
Para o vereador Roger Ney, além dos benefícios ambientais, a iniciativa também trará vantagens econômicas, contribuindo para a ampliação da oferta de moradias populares, devido à redução do custo da construção. Para alcançar plenamente os objetivos da Lei, estão previstas possibilidades de parcerias e convênios do Município com universidades, escolas, outros âmbitos de governo, iniciativa privada e outros.