Construção dos muros no Parque da Baronesa está em andamento
Mais uma etapa de obras de revitalização do Parque da Baronesa está em andamento. Trata-se da execução do projeto do entorno da área, com a construção de muros com 70 centímetros de altura, onde não há, acrescidos de grades similares às existentes, além de passeio público. O investimento na requalificação do Parque é de mais de R$ 6,5 milhões, com origem dos recursos na Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e na contrapartida do Município.
A etapa do entorno prossegue, após a conclusão da movimentação do solo e drenagem dos espaços das quadras esportivas, cuja construção está prevista dentro dos próximos passos da execução do projeto. Manteremos a estratégia de realizar as obras por lotes, com o propósito de garantir o Parque aberto ao público. Muros, grades e passeios que cercarão toda a área fazem parte da fase atual. Na sequência, haverá construção das quadras, academias e pracinha”, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.
O projeto de requalificação do Parque da Baronesa começou a ser executado pela preparação da infraestrutura do espaço que sediará a área esportiva. Os muros do entorno, em andamento, não atingirão altura elevada e serão complementados com grades, como no modelo atual, para que haja visualização de dentro para fora e vice-versa.
Ramalho salienta que o Parque da Baronesa terá espaços adequados para atrações esportivas e culturais, além do lazer, do descanso e da recreação. O projeto é executado pela empresa Marsou Engenharia Eireli, cabendo à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) o acompanhamento e a fiscalização das obras.
O Parque da Baronesa possui área interna aproximada de 9.150 metros quadrados, no quarteirão formado pelas ruas Alcides Torres Diniz, Menna Barreto, avenidas São Francisco de Paula e Domingos de Almeida. O projeto de revitalização inclui a construção de quadras esportivas, alambrado, pracinha, academia, áreas de lazer contemplativo, paisagismo, pavimentação de caminhos, fechamento (muro + gradil), mobiliário, iluminação em LED e anfiteatro ao ar livre.