Diário da Manhã

quinta, 07 de novembro de 2024

Notícias

CONSULTA POPULAR : Decisão da maioria é pelo fim do estacionamento lateral da Bento

25 novembro
08:17 2015

Com 79,64% dos votos a favor da retirada e apenas 20,36% contra, a comunidade participou do processo de decisão sobre o futuro do estacionamento de veículos à direita, nos dois sentidos, na avenida Bento Gonçalves.

Os percentuais são o resultado de pesquisa disponibilizada através do aplicativo Colab que, durante um mês e meio, registrou as opiniões de 1.537 participantes.

Tecnicamente, não há impedimentos quanto à proibição de estacionamento nas laterais, à direita, na avenida. Este fator, somado à vontade da maioria dos participantes da pesquisa, levou à decisão de liberar apenas o canteiro central, à exceção das quadras entre as ruas Andrade Neves e Padre Anchieta, para os veículos. Cada uma das duas mãos da Bento Gonçalves ficará com três pistas de rolamento.

Na manhã desta terça-feira (24/11/2015), no canteiro central da avenida (entre as ruas 15 de Novembro e Anchieta), o prefeito Eduardo Leite divulgou o resultado da Consulta Pública e fez o anúncio oficial de que a avenida Bento Gonçalves passará por grandes processos de transformação. Um deles será a retirada do estacionamento das laterais, tornando a via efetivamente um grande eixo de deslocamento leste/oeste e vice-versa.

Mais de 1,5 mil pessoas participaram na pesquisa disponibilizada através do aplicativo Colab. Prefeito Eduardo Leite divulgou o resultado ontem Foto/Ascom

Mais de 1,5 mil pessoas participaram na pesquisa disponibilizada através do aplicativo Colab. Prefeito Eduardo Leite divulgou o resultado ontem
Foto/Ascom

O prefeito disse que a Bento Gonçalves, com semáforos antigos, pavimentação deteriorada e canteiros centrais comprometidos, precisava de forte intervenção da Gestão. O processo iniciou-se com a nova política em relação aos trêileres de comercialização de lanches, substituindo as estruturas antigas e fixas por móveis e mais modernas. Os semáforos foram trocados por um sistema atual – que possibilita a “onda verde” – e a pavimentação refeita com melhor qualidade e durabilidade, assim como a infraestrutura dos canteiros.

“Os dois canteiros centrais entre as ruas Andrade Neves e Padre Anchieta formarão uma área única, remodelada, com paisagismo e quiosques qualificados. O local representará o início efetivo do Parque Linear da avenida – um espaço de convivência para a população”, disse o prefeito. A obra de união dos canteiros, substituição da pavimentação e empreendimentos da nova estrutura está orçada em R$ 1,35 milhão.

Sobre a participação da comunidade nas decisões da Gestão, através de acessos ao aplicativo Colab, o prefeito enfatizou que “é um meio que possibilita a interação direta do cidadão com o Poder Público. Temos que aproveitar o que a tecnologia pode oferecer de bom, criar uma nova cultura, um novo hábito de ouvir para acertar mais”.

A respeito do aproveitamento da Bento Gonçalves para demarcação de uma ciclovia, Eduardo Leite informou que está prevista a interligação das faixas para ciclistas das ruas 15 de Novembro e Andrade Neves, em espaço compartilhado no canteiro central da avenida. Pela demanda do tráfego, a rua Doutor Amarante deverá compor o mapa cicloviário de Pelotas, completando 55 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, entre novas e as já existentes, dentre as quais algumas serão requalificadas e outras já foram.

Na avenida Bento Gonçalves, o prefeito esteve acompanhado pela vice Paula Mascarenhas e pelos secretários de Obras e Pavimentação, Idemar Barz, de Qualidade Ambiental, Fabrício Tavares, de Transporte e Trânsito, Cláudio Montanelli, de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Luiz van der Laan,   de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Gilberto Cunha, e da Unidade Gerenciadora de Projetos, Jair Seidel.

Colab

A representante do Colab, Dalila Ramalho, informou que o aplicativo é voltado para a cidadania, possibilitando a conexão de usuários e Poder Público, facilitando a comunicação. A ferramenta já foi adotada por 90 municípios brasileiros.

A comunidade está apresentando outras sugestões de consultas e, em breve, será definida uma nova pesquisa. O Colab também auxilia a população, notificando-a sobre a rotina da cidade, com informações sobre pontos onde há interrupções de trânsito, por exemplo, e outros avisos de interesse coletivo. A intenção da prefeitura é canalizar a ferramenta para tomadas de opinião, ampliando a participação da população nas decisões.

Para quem pensa que 1.537 votos computados na pesquisa sobre o estacionamento na avenida Bento Gonçalves é um número pequeno, São Paulo, quando da consulta sobre a avenida Paulista, registrou 2.000 votos. A comparação permite concluir que os pelotenses receberam bem o aplicativo.

As pesquisas populares via Colab são fruto de iniciativa com a Comunitas, através do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções