CONTAS EM DIA : Vitória de fim de ano
Além das conquistas dentro de campo na temporada de 2015, o presidente Ricardo Fonseca comemora mais uma vitória neste final de ano. É o pagamento antecipado dos salários de dezembro.
Pela primeira vez desde que assumiu a presidência do Brasil, em 2012, Ricardo Fonseca consegue colocar em dia o pagamento dos salários de jogadores, comissão técnica e funcionários, além de atualizar as contas com os fornecedores. “Eu pensei que não iria conseguir. Mas chego neste final de ano com a ‘alma lavada”, festejou o dirigente.
Durante suas quatro gestões anteriores, Fonseca conviveu diariamente com a angústia de não conseguir pagar os salários em dia. “Dois meses de atraso era uma tônica”, recordou. No primeiro ano de administração, o atrasado chegou há três meses. Mesmo assim, em momento algum, houve reclamação pública por parte de algum jogador do elenco. Por isso, o presidente foi ao vestiário nesta terça-feira para agradecer o grupo pela compreensão. “Agradeci pela confiança que eles têm nessa diretoria”, disse.
COMO FOI POSSÍVEL – A receita para pagar quatro folhas salariais em 30 dias (contando também o 13º salário) foi obtida com a antecipação da verba de um dos patrocinadores, o pagamento antecipado de dois meses por 1.700 associados e a antecipação de uma parte da cota da Série B do Brasileiro. “O que nós fizemos nesses últimos dias é de criar inveja aos outros clubes”, frisou Fonseca.
Além de antecipar o pagamento da folha de dezembro, que só venceria em 10 de janeiro, o Brasil pagou os fornecedores (alugueis de imóveis, principalmente), mas R$ 30 mil de condomínio de dívidas trabalhistas e outro valor equivalente como a primeira parcela do Profut (negociação de dívidas fiscais com a União).
Primeiro teste simulado do Gauchão
Com os salários em dia pela primeira vez na segunda era Zimmermann no Bento Freitas, o Brasil faz nesta quarta-feira, às 11h30, no campo do Hotel Vila Ventura, em Viamão, o último jogo de 2015. Mas é o primeiro teste simulado do Gauchão. O jogo é diante do Cruzeiro, que será o segundo adversário do time xavante no Campeonato Gaúcho.
Como ocorre em todas as pré-temporadas, o técnico Rogério Zimmermann aproveita todos os jogadores nos amistosos, mesclando titulares e reservas. Assim é impossível antecipar qual será a formação para começar o jogo. No teste anterior, contra o Sindicato, a equipe usada no primeiro tempo teve Eduardo Martini; Ricardo Bierhals, Leandro Camilo, Fernando Cardozo e Xaro; Leandro Leite, Galiardo, Felipe Garcia e Diogo Oliveira; Gustavo Papa e Cleverson.
No segundo tempo, a formação utilizada foi Luiz Müller; Wender, Cirilo, Teco e Brock; Moisés, Washington, Márcio Hahn e Marcos Paraná; Nena e Ramón.
O Cruzeiro está em fase de remontagem da equipe, depois da debandada dos principais jogadores após o Gauchão passado. Parte deles está de volta ao clube em função do retorno do técnico Luiz Antônio Zaluar. A provável escalação para a partida desta manhã é Anísio; João Carlos, Carlão, André Ribeiro e Jefferson; Benhur, Paraná, Reinaldo e Juninho Tardelli; Matheus e Vinícius Santos.