Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

Cooperativas e Sanep definem novas determinações sobre resíduos sólidos

Cooperativas e Sanep definem novas determinações sobre resíduos sólidos
02 março
09:20 2016

O Departamento de Resíduos Sólidos (DEPL) foi o local escolhido para reunir, na segunda-feira, presidentes, tesoureiros e coordenadores das cinco Cooperativas de Catadores conveniadas ao Sanep e a direção da autarquia.

O coordenador do setor de cooperativas, vinculado ao DEPL, destacou as novas determinações que devem ser observadas a partir de agora no gerenciamento das mesmas. Dentre estas ações foram discutidas questões referentes ao recebimento de resíduos nas cooperativas, uso obrigatórios de equipamentos de proteção individual (EPIs), limpeza e higienização dos galpões de triagem, documentação pertinente (atas, balanços, registros e balancetes), alvarás e licenças de operação, dentre outros.

Também foi definido as questões operacionais, como é o caso dos desvios de carga que, a partir de agora, não serão mais permitidos, a ampliação das ações fiscalizatórias por parte do Sanep, a obrigatoriedade da apresentação dos balancetes por ocasião da prestação de contas e outros temas de relevante importância para o Sanep e cooperados.

REYDAMS: “Encontro serviu para afinar ações”

REYDAMS: “Encontro serviu para afinar ações”

Para o diretor-presidente da autarquia, Jacques Reydams, o encontro serviu para afinar as ações já desenvolvidas pelo Sanep e das Cooperativas com o objetivo de otimizar o trabalho de ambos, o que em última análise reflete de forma positiva na relação entre todos envolvidos. Também compareceram o superintendente industrial do Sanep, Eugênio Magalhães, e o engenheiro Edson Plá, responsável pelo departamento de resíduos da autarquia.

ECOPONTO

Além de discutir questões pontuais de interesse mútuo, no encontro também foi definido como se dará a participação do Sanep no Ecoponto. Cada uma das cooperativas terá quatro semanas para atuar no local, de modo que a cada mês, uma cooperativa mantenha dois representantes no Ecoponto.

Todo o material reciclável/passível de reaproveitamento será disponibilizado a cada mês para a cooperativa que tiver atuado no local por aquele período, promovendo um rodízio entre as entidades. Mensalmente, cada uma das cooperativas deverá receber quatro cargas adicionais de resíduos, provenientes do Ecoponto.

Será a primeira vez em que as cooperativas irão atuar de forma externa a seu ambiente natural de trabalho (galpões) e a expectativa é animadora, já que pressupõem uma ampliação significativa na quantidade de resíduos que deverá chegar aos galpões.

No Ecoponto os cooperados estarão perfeitamente identificados por meio do uso de camisetas, sendo que no mesmo local também atuarão representantes das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA) e de Serviços Urbanos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções