Diário da Manhã

terça, 26 de novembro de 2024

Notícias

COPA 2018 : Portugal sofre contra o Irã

26 junho
08:57 2018

Ao empatar em 1 a 1 com Irã, em partida disputada nesta segunda-feira, na Mordovia Arena, em Saransk, Portugal ficou em segundo lugar no grupo B e vai enfrentar o Uruguai (primeiro colocado do Grupo A) nas quartas de final. A Espanha, que empatou com Marrocos em 2 a 2, ficou em primeiro no grupo B e vai jogar nas oitavas contra a Rússia.

Cristiano Ronaldo teve atuação apagada e perdeu cobrança de pênalti Foto: Juan Barreto/AFP

Cristiano Ronaldo teve atuação apagada e perdeu cobrança de pênalti
Foto: Juan Barreto/AFP

Foi um jogo dramático para os portugueses, que tiveram mais posse de bola, mas esbarravam na forte marcação dos iranianos. Além disso, Cristiano Ronaldo teve uma atuação apagada, sem conseguir decidir a partida para Portugal. Além de marcação muito forte, o Irã soube sair no contra-ataque, tornando o jogo arriscado para os lusitanos.

Aos 44 minutos do primeiro tempo, Quaresma arriscou um chute de “trivela”, com a perna esquerda, e mandou a bola no ângulo. Beiranvand, que havia superado momentos de instabilidade emocional, não pôde fazer nada.  No começo do segundo tempo, Cristiano Ronaldo sofreu pênalti, que só foi marcado depois que o árbitro paraguaio Enrique Cáceres consultou o VAR (árbitro de vídeo). CR7 bateu a penalidade e o goleiro Beiranvand defendeu a cobrança, impedindo que o craque português alcançasse Harry Kane na liderança da artilharia do Mundial. Cristiano tem quatro gols e Kane, cinco.

Em busca do milagre, os iranianos se lançaram ao ataque nos minutos finais. Foi quando os portugueses mais sofreram. Isso porque Cristiano Ronaldo quase foi expulso, após tentar dar cotovelada em jogador adversário. CR7 levou só o amarelo, mas pouco depois Ansarifard converteu pênalti para igualar o placar (também marcado após consulta ao VAR).  Amiri quase fez o sonho virar realidade. Mas o empate no final das contas serviu para Portugal, mas colocou o Irã na história pela luta de seus atletas e pela organização tática de sua equipe.

Espanha leva susto diante da já eliminado Marrocos, mas avança

Espanha leva susto diante da já eliminado Marrocos, mas avança

Assustada, Espanha avança

Quem esperava que o Marrocos, já sem chance de classificação, faria um jogo desinteressado contra a Espanha se enganou. Os marroquinos mostraram mais uma vez um time consistente, perigoso e técnico. A torcida marroquina comemorou dois gols e sentiu o gosto da vitória contra a favorita Espanha até os 45 minutos do segundo tempo.

Mesmo perdendo por 2 x 1, a Espanha se classificaria, mas Iago Aspas, que entrou no segundo tempo, salvou a honra da sua seleção com um gol de letra. O gol só foi validado após intervenção do VAR, o árbitro de vídeo.

Num erro de saída de bola, Boutaib fez 1 a 0 para Marrocos. Isco empatou no final do primeiro tempo ao receber assistência de Iniesta. O segundo gol marroquino foi de En-Nesyri, de cabeça.

Cavani marca o terceiro gol da terceira vitória do Uruguai na Copa 2018

Cavani marca o terceiro gol da terceira vitória do Uruguai na Copa 2018

Uruguai é 100% na primeira fase

O Uruguai garantiu a liderança do Grupo A da Copa do Mundo nesta segunda-feira. Em Samara, a seleção sul-americana dominou a Rússia desde o começo da partida e provocou a primeira derrota dos donos da casa por 3 a 0 – gols de Luís Suárez, Cheryshev (contra) e Cavani.

Com nove pontos em três partidas disputadas, o Uruguai é o primeiro time a assegurar 100% de aproveitamento na fase classificatória da Copa do Mundo. E sem tomar gol nessas três primeiras partidas. Vai enfrentar Portugal nas oitavas – jogo marcado para sábado.

A Rússia, por sua vez, contabiliza seis pontos e terminou a primeira fase no segundo lugar da chave. Vai enfrentar a Espanha nas oitavas de final.

A Arábia se despediu da Rússia com vitória de 2 a 1 diante do Egito. Mohamed Salah fez o gol egípcio.  Al-Hadary e Al-Dawsari marcaram para os sauditas.

Pode ter jogo de “compadres”

A França já está classificada. A segunda vaga do Grupo C está entre Dinamarca e Austrália. A definição do segundo classificado irá ocorrer nesta terça-feira, às 11h (horário de Brasília). Para se classificar, os australianos necessitam da vitória contra o Peru no estádio Lujniki em Moscou e contar com uma vitória francesa diante da Dinamarca – no mesmo horário, em Sochi.

A liderança do grupo é da França, com seis pontos. A Dinamarca tem quatro. Um empate de “compadres” nessa partida assegura o primeiro lugar aos franceses e dá a classificação aos dinamarqueses. Isso tiraria a Austrália da Copa, porque a seleção da Oceania tem apenas um ponto. O Peru faz sua despedida e quer a vitória para sair de cabeça erguida desse Mundial.

O técnico da Austrália, o holandês Bert van Marwijk, não acredita num “jogo de compadres” dos rivais nesta última rodada da primeira fase. “A França é orgulhosa. É um dos melhores times do mundo, mas não jogou da maneira que queria jogar. Acho que eles (franceses) querem se provar. Mas isso não nos influencia, não temos controle sobre isso. Só sobre o jogo com o Peru”, afirmou.

O treinador da França, Didier Deschamps, anunciou que vai mudar seis jogadores em relação aos jogos anteriores.

Messi precisa ser mais Messi para evitar despedida melancólica da Copa

Messi precisa ser mais Messi para evitar despedida melancólica da Copa

Última chance de Messi

A situação da Seleção Argentina é crítica. A própria Nigéria ajudou a aliviar um pouco o lado argentino – pelo menos na matemática, após a vitória sobre a Islândia. Mas a derrota acachapante para a Croácia por 3 a 0, escancarou uma crise interna na equipe sul-americana – incluindo um desentendimento do elenco com o técnico Jorge Sampaoli.

A vitória diante da Nigéria nesta terça-feira, às 15h (horário de Brasília), em São Petersburgo, garante praticamente Messi e companhia na próxima fase. No entanto, existe um complicador no caso da Islândia vencer a Croácia. Nessa hipótese, a vaga seria decidida no saldo de gols – em que a Argentina tem um a menos que os islandeses.

Pelo lado nigeriano, as coisas estão mais simples. Após a vitória sobre a Islândia, a Nigéria precisa apenas de um empate para se classificar. No Grupo D, a Croácia já está classificada, com seis pontos. A Nigéria tem três, enquanto Islândia e Argentina somam apenas um. Quem classificar nesse grupo pega Franca e Dinamarca ou Austrália.

O técnico Jorge Sampaoli irá mudar mais uma vez a equipe. Di María deve retornar à titularidade e o goleiro Armani irá entrar no lugar de Caballero, que falhou no primeiro gol da derrota contra a Croácia. A provável formação é Armani; Mercado, Otamendi, Tagliafico e Rojo; Mascherano, Enzo Pérez, Banega; Messi e Di María; Higuaín.

 

Comentários ()

Seções