COPA AMÉRICA : Brasil conquista título no Maracanã
•Por: Henrique König
Uma final brasileira. Assim foi o domingo no estádio do Maracanã, o mítico palco brasileiro de tantos sorrisos e de tantas lágrimas. Mas não foi fácil até o apito final. Partida teve de tudo: belos gols, pênaltis e expulsão para o Brasil sofrer no segundo tempo. Ao fim, a seleção comemora sua 9ª taça de Copa América, confirmando título em todas as edições realizadas no país e quebrando o jejum de três edições sem caneco.
Logo cedo, Everton aproveitou ótimo cruzamento de Gabriel Jesus e chutou firme, rasteiro, para o fundo do gol. Festa brasileira no Maracanã verde e amarelo. O Brasil tinha o domínio da partida, trocava passes e teve mais algumas chances. Firmino, de cabeça, jogou para fora. No fim da etapa, um pênalti contestável. Thiago Silva tocou o braço na bola enquanto caía, o árbitro conferiu o vídeo e manteve a marcação: Guerrero cobrou deslocando Alisson, vazou a defesa brasileira pela primeira vez no torneio e empatou.
No apagar das luzes, aos 47’, Arthur conduziu a jogada e foi a vez de Jesus, garçom no primeiro, aproveitar para o segundo. Oportunista, chutou no canto: 2×1. À frente no marcador, o intervalo foi mais tranquilo. Na volta para o segundo tempo, um jogo arrastado, de poucas oportunidades. Everton corria pela esquerda, Jesus pela direita e Firmino, centralizado, cabeceou de novo pela linha de fundo. O Peru tentava responder no jogo aéreo. Gabriel Jesus atingiu Advíncula e acabou expulso aos 25’ acionando drama ao fim.
Mas faltou qualidade e ímpeto para o Peru, surpresa por ter chegado até a final. Em lance individual do craque Everton, Richarlison ainda cobrou pênalti (outra
vez polêmico) e anotou 3×1 aos 44’. Com o pódio de Argentina 3ª, Peru vice e Brasil campeão, a Copa América se despediu no Maracanã.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 3×1 PERU
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Coutinho (Militão); Everton (Allan), Gabriel Jesus e Roberto Firmino (Richarlison). Técnico: Tite.
PERU: Gallese, Advincula, Zambrano, Abram e Trauco; Tapia, Yotún (Ruidíaz), Flores, Cueva e Carrillo; Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.
- GOLS: Everton, Gabriel Jesus e Richarlison | Paolo Guerrero.
- CARTÃO VERMELHO: Gabriel Jesus.
- Final da Copa América 2019. Maracanã | Rio de Janeiro. 69.906 torcedores.