Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

COPA DO BRASIL : Brasil empata e mantém esperança

18 março
09:11 2016

A equipe xavante joga melhor no segundo tempo, empata e vai com chance para jogo da volta em Curitiba

O Xavante mantém viva a esperança de chegar à segunda fase da Copa do Brasil. No primeiro jogo do confronto com o Atlético Parananense houve empate por 1 a 1, no Bento Freitas, nesta segunda-feira.

O jogo começou com emoção. Aos 4 minutos, o numa bola longa para o ataque do Brasil, Weverton saiu errado e Ramón tentou o gol, mandando a bola para o gol vazio. Mas errou o alvo. Em seguida, o Atlético acertou o travessão num arremate de Jadson da entrada área. Depois o Brasil acertou marcação e passou a deixar o adversário com menos espaço para atacar. O quarteto xavante (Diogo Oliveira, Felipe Garcia, Paraná e Ramón) começou a se destacar.

Marcos Paraná marcou o gol do empate: Brasil faz boa partida e sonha com a classificação  Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Marcos Paraná marcou o gol do empate: Brasil faz boa partida e sonha com a classificação
Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

O gol saiu num momento em que a partida estava equilibrada. Após um escanteio para o Brasil, o Atlético escapou em contra-ataque. Eduardo cruzou da esquerda e Marcos Guilherme, livre na pequena área, só completou para a rede.

O segundo tempo se manteve com a disputa parelha até os 20 minutos, quando o Brasil se tornou bem melhor do que o adversário. A primeira grande chance de gol do Brasil ocorreu aos 19 minutos. Nathan se aproveitou de erro na saída de jogo do Atlético. O atacante avançou, entrou na área e chutou, mandando a bola para fora. Mais tarde, aos 28, Nathan fez grande jogada pela esquerda e cruzou: Diogo Oliveira e Paraná se passaram da bola na pequena área.

O gol foi repetição do lance anterior: Nathan cruzou da esquerda e Marcos Paraná finalizou para empatar a partida. Nathan criou outra chance de gol, quando deu assistência para Felipe Garcia. Weverton fez grande defesa. O Brasil ficou muito perto da vitória.

Evento-teste para Brasileiro

O jogo do Xavante, nesta terça-feira, diante do Atlético Paranaense, serviu de evento-teste para o Campeonato Brasileiro da Série B. A transmissão pela televisão do jogo para todo o País irá servir de argumento para convencer a CBF que é possível jogar as primeiras partidas da segunda divisão nacional com o Bento Freitas tendo a capacidade reduzida de público.

O Brasil vai solicitar a CBF que possa mandar seus primeiros jogos na Baixada – mesmo que capacidade atual seja de 7 mil pessoas. O regulamento da Série B exige estádios com condições de receber no mínimo 10 mil torcedores.

O próximo jogo do Brasil do Brasil será segunda-feira diante do Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Um confronto direto por vaga na zona de classificação do Gauchão láudio Montanelli, destacou a maturidade da equipe, considerando o jogo como um teste para a Série B do Brasileiro.

Maturidade

O Brasil vai necessitar de uma façanha para passar pela primeira vez para a segunda fase da Copa do Brasil. Terá que vencer o Atlético (time da Série A do Brasileiro). É claro que o empate também serve ao Rubro-Negro, desde que seja com a marcação de gols. Se for por 1 a 1, a decisão da vaga vai para os pênaltis. Mas fica com a vaga se empatar por dois ou mais gols na Arena da Baixada.

O time rubro-negro somou seu primeiro ponto na competição, porque havia perdido os quatro jogos anteriores (dois para o próprio Atlético e dois para o Flamengo).

A surpresa da noite foi a escalação de Fernando Cardozo na função de volante. Washington ficou fora da partida por uma causa de uma gripe. Essa foi uma necessidade, porque Moisés está lesionado e Galiardo retorna de lesão – sofrida na partida diante do Juventude, dia 6.

Torcedor Xavanate empurrou o time. Jogo de volta acontece em Curitiba dia 14 de abril

Torcedor Xavanate empurrou o time. Jogo de volta acontece em Curitiba dia 14 de abril

O vice-presidente de futebol, Cláudio Montanelli, destacou a maturidade da equipe, considerando o jogo como um teste para a Série B do Brasileiro.

BRASIL (1)

Eduardo Martini; Wender, Cirilo, Teco e Brock; Leandro Leite, Fernando Cardozo (Weldinho), Diogo Oliveira, Felipe Garcia; Marcos Paraná (Gustavo Papa) e Ramón (Nathan). Técnico: Rogério Zimmermann.

ATLÉTICO/PR (1)

Weverton; Eduardo, Vilckes, Thiago Heleno e Pará; Jadson, Deivid, Marcos Guilherme (Vinícius), Pablo e Nikão (Giovanny); Valter (André Lima). Técnico: Paulo Autuori.

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Árbitro: Sávio Pereira Sampaio/DF; assistentes: José Reinaldo Nascimento Junior/DF e Leila Naiara Cruz/DF. Cartões amarelos: Fernando Cardozo, Diogo Oliveira e Leandro Leite (B); Deivid e Jadson (A). Expulsão: Vinícius (A). Gol: Marcos Guilherme (44min do primeiro tempo); Marcos Paraná (31min do segundo tempo).   

Comentários ()

Seções