COPA DO BRASIL : Brasil tira invencibilidade do Manaus e avança historicamente
Lázaro faz o gol rubro-negro no primeiro tempo em jogo marcado por expulsões
Uma noite histórica no Bento Freitas. O Brasil passou pelo Manaus na segunda fase e está pela primeira vez na terceira etapa de uma Copa do Brasil, para enfrentar o Brusque, em dois jogos. Na Baixada, a torcida apoiou do início ao fim e ajudou o time de Gustavo Papa a buscar o triunfo por 1×0, gol oriundo de falta de Gegê e cabeçada do zagueiro Lázaro. A partida valeu R$ 1.500.000 para os cofres xavantes, um suporte importante para uma temporada de tantos riscos financeiros.
A partida era diante de um adversário que estava invicto há 15 jogos, o Manaus, vice-campeão da Série D e atual campeão do turno no Campeonato Amazonense. No jogo, o que se viu foi um Brasil bem postado, mesmo com os desfalques no ataque. Cristian e Nathan, expulsos, e Jarro, sem condições legais, ficaram de fora. Papa investiu em reforçar o meio de campo com Leandro Leite, para atuar com Simião e Revson. Era um começo de jogo frenético, com ambos os times podendo abrir o placar.
O gol veio no que Papa reforçou em entrevista na semana: a bola parada. O meia Gegê assumiu essa condição, cobrou com maestria e o zagueiro Lázaro antecipou o inseguro goleiro Jonathan e colocou na rede: 1×0, aos 29. O Xavante teve a grande bola do jogo para ampliar, em pênalti aos 41’. Simião, entretanto, mandou para fora, para desespero.
Mesmo assim, na penalidade o defensor Derlan acabou expulso, complicando o sistema defensivo dos visitantes amazônicos. O Brasil poderia explorar melhor a vantagem numérica, mas sofreu com lesionados: o atacante Wesley Pacheco e o lateral Bruno Santos saíram na etapa e desfalcaram o segundo tempo. Eliel não teve a mesma precisão que Pacheco para reter a bola no ataque e criar situações favoráveis. Do outro lado, Mateus Oliveira apareceu cara a cara com o xará, mas Matheus Nogueira fez grande defesa para evitar o empate. O jogo ficou dramático quando o árbitro resolveu expulsar Gabriel Poveda, igualando os times com 10 jogadores cada.
Na melhor chance rubro-negra para liquidar a fatura, Gegê cobrou falta rasteira e o goleiro Jonathan caiu firme com a bola. A espera foi apreensiva nos acréscimos, mas deu certo para o torcedor e para o cada vez mais confiante time de Papa, que passa de fase outra vez na Copa do Brasil e agora encara o Internacional, fora, pelo Campeonato Gaúcho. Quem duvida do Xavante?
FICHA TÉCNICA: BRASIL 1×0 MANAUS
BRASIL: Matheus Nogueira; Ednei, Lázaro, Héverton e Bruno Santos (Mateus Mendes); Leandro Leite, Revson, Simião, Gegê, Poveda (expulso) e Wesley Pacheco (Eliel). Técnico: Gustavo Papa.
MANAUS: Jonathan; Igor Carvalho (Hamilton), Luis Fernando, Thiago Spice e Caíque (Raphael); Derlan (expulso), Gilson (Patrick), Rodrigo Fumaça, Janeudo, Gabriel Davis e Mateus. Técnico: Wellington Fajardo.
ÁRBITRO: Vinícius Gonçalves Araújo, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Enderson Turbiani da Silva
- GOL: Lázaro (29’)
- Partida válida pela 2ª fase da Copa do Brasil 2020, disputada no estádio Bento Freitas em Pelotas.