Diário da Manhã

segunda, 18 de novembro de 2024

Notícias

COPA DO BRASIL : Começa a decisão do ano

23 novembro
09:03 2016

Atlético/MG e Grêmio fazem primeiro jogo da fase final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, no Mineirão

Chegou o momento de o Grêmio acabar com o jejum de título. O clube não conquista a competição importante desde 2001, quando foi campeão da Copa do Brasil. Não levanta uma taça – mesmo que fosse do Gauchão – há seis anos. Venceu o Estadual pela última vez em 2010. Nesta quarta-feira, às 21h45, no Mineirão, o time tricolor começa a disputar a final da Copa do Brasil de 2016 com o Atlético Mineiro. O jogo de volta ocorre no dia 30 na Arena em Porto Alegre.

Esta é a decisão mais importante do ano no futebol do país, já que o Brasileiro é disputado no sistema de pontos corridos e as equipes nacionais não chegaram à fase final de competições continentais (a Chapecoense tem chance ainda fazer de fase história na Sul-Americana). O campeão da Copa do Brasil garante ainda vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Douglas é a diferença técnica no Grêmio

Douglas é a diferença técnica no Grêmio

A oportunidade de acabar com o jejum de título surge justamente na competição em que o Grêmio é especialista. É o maior vencedor do torneio – ao lado do Cruzeiro -, com quatro títulos: 1989, 1994, 1997 e 2001. O Galo foi campeão em 2014, quando venceu seu rival Cruzeiro numa final mineira.

Os dois treinadores (Renato Portaluppi e Marcelo Oliveira) já foram campeões da Copa do Brasil. O gaúcho faturou o título em 2007, treinando o Fluminense. No ano anterior, ele havia sido vice-campeão pelo Vasco. Já Marcelo está acostumado com a decisão desse torneio. Foi campeão no ano passado pelo Palmeiras, mas perdeu o título em 2011 e 2012 pelo Coritiba; e 2014 pelo Cruzeiro. Nos últimos cinco anos, o treinador mineiro só não chegou a final em 2013.

EQUIPES – O Atlético não irá contar com Luan, que foi vetado pelo setor médico do clube. O zagueiro Erazo terá que passar também por avaliação médica para saber se poderá jogar a primeira partida da decisão. Edcarlos é o substituto natural da posição. No meio-campo, Junior Urso e Rafael Carioca disputam uma vaga.

Um problema de última hora no Grêmio: Pedro Geromel levou uma pancada no treino de ontem e saiu de campo com dificuldade para caminhar. Caso não possa jogar, Renato terá que escolher entre Fred e Rafael Thyere, porque Walace Reis não pode jogar a Copa do Brasil pelo Grêmio, já que disputou a competição pelo Flamengo nesta temporada – antes de se transferir para Porto Alegre.

 

Pratto faz a diferença no ataque do Atlético...

Pratto faz a diferença no ataque do Atlético…

ATLÉTICO/MG

Victor; Carlos César, Gabriel, Erazo e Fábio Santos; Leandro Donizete, Junior Urso (Rafael Carioca) e Maicossuel; Clayton, Lucas Pratto e Robinho. Técnico: Marcelo Oliveira.

GRÊMIO

Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Pedro Rocha e Douglas; Luan. Técnico: Renato Portaluppi.

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte/MG

Data: 23/11/2016 (quarta-feira)

Horário: 21h45

Árbitro: Péricles Bassols Cortez (PE)

Assistentes: Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Nadine Schramm Bastos (SC)

Comentários ()

Seções