Copa do Brasil é a ordem xavante
Precisando da vitória, Rubro-Negro em preparação para encarar o Brusque em Santa Catarina
Por: Henrique König
Pelos motivos errados, o Brasil ganhou uma valorosa semana de treinos para trabalhar. Depois da derrota para o CRB na última terça-feira, o jogo da 5ª rodada da Série B contra o Sampaio Corrêa, que ocorreria domingo, no Bento Freitas, foi adiado, em função dos múltiplos casos de covid-19 no elenco maranhense. Hemerson conseguiu uma imersão para o grupo treinar em busca das correções necessárias. Mas antes de tentar a primeira vitória na B, a quinta-feira à noite traz uma missão mais valiosa pelo aspecto monetário: o confronto de volta contra o Brusque, pela 3ª fase da Copa do Brasil.
O jogo diante dos catarinenses, às 19h de quinta, no estádio Augusto Bauer, vale muito. A partida é tratada como o “o jogo dos dois milhões” em função da premiação elevada para quem passar de fase. Anteriormente, ainda com Gustavo Papa, o único treinador a romper etapas de Copa do Brasil pelo Xavante, o Rubro-Negro eliminou o Gama e o Manaus. Agora, com Hemerson Maria, corre atrás da desvantagem do jogo de ida. A derrota por 1×0, na última exibição com público antes da pandemia, faz com que o Brasil precise ganhar o jogo em Brusque. Por um gol de diferença, vai aos pênaltis. Por dois ou mais, o Xavante avança. Empate ou derrota pelotense indicam classificação ao Brusque.
Reforço
O zagueiro Acácio Nuno, de 22 anos, é formado nas categorias de base do Avaí e profissionalmente atuava pelo Vitória. Ele chega para complementar uma das ideias do técnico Hemerson: uma saída de bola melhor com um zagueiro mais veloz. Se em contrapartida Nuno não tem a experiência dos demais defensores titulares, ganha em vigor físico e agilidade. A expectativa é por um jogador com boa antecipação e que possa também adiantar os botes da linha mais defensiva. O Xavante demonstrou uma postura por demais recuada na Série B até aqui.
Campanha de aniversário
Elogioso segue o trabalho do marketing rubro-negro em relação aos uniformes. O Brasil lançou uma campanha em que o torcedor pode eleger a terceira camisa de jogo. A votação no site www.abre.ai/manto-do-povo vai até o dia 7 de setembro, o aniversário de 109 anos do Grêmio Esportivo Brasil. A aclamação na internet tem mostrado que o torcedor aprova a parceria iniciada em 2020 com a Spieler Sports, fornecedora esportiva que produz as peças da marca própria, a loja Sou Xavante.