COPA DO BRASIL : Vitória para entrar na história
Brasil estreia contra o Atlético/PR, às 21h30, no Bento Freitas, e busca primeiro triunfo na competição
O Brasil começa nesta quinta-feira sua terceira participação na Copa do Brasil. Curiosamente, o adversário da estreia é o mesmo de sua primeira participação no torneio, que ocorreu em 2013: o Atlético Paranaense. O que os rubro-negros querem é que agora o histórico seja diferente. O Xavante nunca passou da primeira fase e perdeu seus quatro jogos realizados nesse torneio nacional.
A partida de ida será realizada nesta noite, às 21h30, no Bento Freitas. O jogo de volta está marcado para o dia 14 de abril na Arena da Baixada em Curitiba. O regulamento da Copa do Brasil privilegia as equipes visitantes nas primeiras fases: em caso de vitória por dois ou mais gols, a classificação será automática – sem a necessidade de realização da segunda partida do confronto.
MOMENTO – O Brasil não faz a campanha que pretendia no Gauchão. Está na nona posição, com aproveitamento de 40,7%. Nos dois anos anteriores esteve sempre entre os primeiros colocados da competição estadual. Mas o momento é de recuperação. Nos últimos nove pontos, o time xavante somou seis. No último domingo quebrou o jejum dentro de casa ao derrotar o Veranópolis por 1 a 0.
O técnico Rogério Zimmermann deve manter Brock e Marcos Paraná no time. Os dois ganharam vaga de titular na partida passada. A dúvida é quem será o companheiro de Cirilo neste jogo com o Atlético. Teco cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo no Gauchão no jogo com o Veranópolis. Foi substituído por Fernando Cardozo. Será que ele volta ao time? A resposta só será conhecida pouco antes do jogo.
O Atlético é o terceiro colocado no Paranaense, com 16 pontos – atrás de Paraná e M. Mallucelli.
Xavante
O técnico Rogério Zimmermann (foto) lembrou que o Brasil tem duas maneiras de jogar: a que foi utilizada domingo, com Marcos Paraná na função de “falso” centroavante, e a tradicional, que conta com Nena como jogador de referência no ataque. “Vamos decidir qual delas iremos usar”, disse ontem o treinador. A dúvida é na zaga entre Teco ou Fernando Cardozo. Se a escolha for por Cardozo, o time xavante terá hoje a mesma zaga (Cirilo retomou a titularidade) da partida contra o Atlético em 2013.
O Brasil não venceu ainda na Copa do Brasil. Mas existe uma explicação: “Não pegamos ainda times do nosso porte”, disse Zimmermann.
Furacão
Paulo Autuori acabou de chegar ao Atlético/PR. Logo na estreia, a equipe goleou o PTSC por 4 a 0 em jogo do Campeonato Paranaense. O treinador encara o pouco tempo para treinar em função da maratona de jogos. Depois de enfrentar o Brasil, no Bento Freitas, o Furacão terá, domingo, o clássico com o Coritiba na Arena da Baixada. No dia 23, irá decidir vaga na final da Primeira Liga com o Flamengo, jogando fora de casa. Autuori adiantou que sua equipe não muda a forma de jogar em função do adversário. “Nosso compromisso é conosco mesmo, aquilo que nós queremos.”
Trajetória na Copa do Brasil
O Brasil já disputou quatro jogos pela Copa do Brasil: dois contra o Atlético/PR em 2013 e dois diante do Flamengo em 2015. Perdeu os quatro, marcou um gol e sofreu sete. Seu único gol na competição foi marcado por Nena praticamente no último lance da derrota de 2 a 1 para o Flamengo, no Bento Freitas – gol que assegurou a disputa da segunda partida do confronto no Maracanã.
2013
- Dia 3 de abril, no Bento Freitas: Brasil 1×0 Atlético (gol de Elias, cobrando pênalti, aos 45 minutos do primeiro tempo).
- Dia 17 de abril, na Arena da Baixada, em Curitiba: Atlético 2×0 Brasil (gols de Paulo Baier, aos 23; e Everton, aos 33min do segundo tempo).
2015
- Dia 25 de fevereiro, no Bento Freitas: Brasil 1×2 Flamengo (gols Alecsandro, aos 28min do primeiro tempo; Pará, 29min; e Nena, aos 46min do segundo tempo).
- Dia 18 de março, no Maracanã, Rio de Janeiro: Flamengo 2×0 Brasil (gols de Paulinho, aos 25min; e Eduardo Silva, aos 47min do segundo tempo).
Ficha Técnica
BRASIL
Eduardo Martini; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Brock; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira e Felipe Garcia; Marcos Paraná e Ramón. Técnico: Rogério Zimmermann.
ATLÉTICO/PR
Weverton; Eduardo, Vilches, Paulo André e Pará; Deivid, Otávio, Vinícius, Pablo e Nikão; Valter. Técnico: Paulo Autuori.
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Horário: 21h30. Preços dos ingressos: R$ 60,00 (idosos e estudantes pagam a metade). Árbitro: Sávio Pereira Sampaio; assistentes: José Reinaldo Nascimento Junior e Leila Naiara Moreira da Cruz – trio do Distrito Federal.