COPA FERNANDÃO : Pelotas tem a vantagem do empate diante do Guarani/VA e joga em casa
Com a situação complicada no Campeonato Brasileiro da Série D, o Pelotas passa naturalmente a valorizar mais a Copa Fernandão como o caminho menos difícil para um final de ano feliz. O time de Julinho Camargo começou bem a competição estadual, vencendo o Guarani por 1 a 0 em Venâncio Aires. O empate na Boca do Lobo, nesta quarta-feira, às 20h, será suficiente para garantir presença na segunda fase do torneio.
Uma boa vitória diante do Guarani vale mais do que a classificação na Copa Fernandão. Significa também um reforço na confiança visando o jogo de domingo diante do Metropolitano, em Blumenau, pelo Brasileiro, quando o Pelotas necessita pontuar. Atualmente se encontra na última posição com Grupo A8, com dois pontos em três jogos. A distância é de três pontos para a zona de classificação.
No jogo em Venâncio Aires, semana passada, Julinho escalou a equipe do Pelotas com uma formação misturada de titulares e reservas. O zagueiro Edson Borges pode ser a novidade no time áureo-cerúleo. Ele está sem jogar desde novembro do ano passado, por causa de uma lesão no joelho. Na lateral-esquerda, o volante Hélton deverá seguir sendo improvisado na posição.
O Guarani vem de duas derrotas seguidas – ambas diante de times pelotenses. Primeiro perdeu de 3 a 1 para o Farroupilha na Copa Sul/Fronteira e, na sequência, levou 1 a 0 do Pelotas em casa.
Remotas chances de contratar
O Pelotas perdeu quatro jogadores e contratou apenas as duas últimas semanas. Apesar desse desequilíbrio entre a saída e a chegada de atletas, a direção vê como remota a chance de novas contratações. “Nós estamos vendo ainda, mas é difícil, porque teríamos trazer jogadores que estivessem jogando”, argumenta o diretor executivo Sérgio Ferreira. O Brasileiro da Série D está chegando à metade e a Copa Fernandão também é curta, de poucos jogos.
Três jogadores deixaram à Boca do Lobo, mas apenas um deles (o atacante Soares) era titular. Os outros dois quase não foram aproveitados por Julinho Camargo: Diego, atacante, contratado pelo sub-20 do Criciúma; e Willian Leandro, meio-campista, que rescindiu contrato. A quarta perda foi do lateral esquerdo Anderson Luís, que sofreu uma lesão no joelho e não joga mais nesta temporada.
A única contratação feita pelo clube é do atacante Gilian. O prazo para inscrever jogadores no Campeonato Brasileiro da Série D se esgota apenas no dia 26 de setembro – dois antes do início dos confrontos eliminatórios da segunda fase.
Ficha Técnica
PELOTAS
Matheus Cavichiolli; Márcio Gabriel, Pedrão, Edson Borges e Helton; Marcos Rogério e Escobar; Claytinho, Jefferson e Jhonatan; Éber. Técnico: Julinho Camargo.
GUARANI/VA
Rodrigo; Tinga, Carlão Farias, Márcio Nunes e Alê; Henrique, Anderson Feijão, Willian Ribeiro e Rafael Bitencourt; Paulinho e Matão. Técnico: Fabiano Daitx.
Local: Estádio da Boca do Lobo, em Pelotas. Horário: 20h. Preços dos ingressos: arquibancada – R$ 30; idosos e estudantes – R$ 15. Árbitro: Bruno Matos Criscuoli; assistentes: Luiz Euclides Castiglione e Maíra Moreira.