Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

COPA FGF : Pelotas supera Monsoon nos pênaltis e enfrenta Passo Fundo na semi

COPA FGF :  Pelotas supera Monsoon nos pênaltis e enfrenta Passo Fundo na semi
24 outubro
09:21 2022

Por: Henrique König

Foi com drama na tarde de domingo (23) no estádio da Boca do Lobo. O EC Pelotas recebeu a equipe do Monsoon e a promessa de um duelo equilibrado se confirmou. No tempo normal, placar de 1×1. Nos pênaltis, Roger Kath defendeu uma para o Pelotas e o Lobo contou com a falta de pontaria de outros três cobradores do Monsoon para sair com a classificação para as semifinais da Copa Tarciso Flecha Negra, a Copa RS de 2022.

O adversário do Lobão da Avenida Bento Gonçalves na semi será um velho conhecido: o Passo Fundo. O Tricolor do Planalto eliminou o Pelotas da Divisão de Acesso na fase de quartas de final. Será uma espécie de revanche. Dessa vez, o jogo de ida é na quarta-feira na Boca do Lobo. O jogo da volta é no domingo em Passo Fundo.

DRAMÁTICO DOMINGO NA AVENIDA

O Pelotas teve muitas dificuldades contra o leve time do Monsoon, que dessa vez contrariou as escritas anteriores e atuou de uniformes brancos. Apesar da cor da paz, o Monsoon estava preparado para guerra. O time do técnico Cristiam de Souza abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Cobrança de falta acertou a barreira e, no rebote, o lateral direito João Vitor acertou lindo chute de primeira, de perna direita e a bola morreu no cantinho da meta, sem chances para Roger Kath: 1×0.

O Lobo tentou voltar para o jogo, mas a dificuldade de criação era evidente. O Monsoon se fechava esperto na defesa, sem deixar espaços. Em uma cobrança de escanteio, após o desvio, o goleiro Luiz Felipe se esticou todo e espalmou sobre a linha, evitando o empate. O primeiro tempo foi de muitos impedimentos do ataque do Lobão, causando revolta dos presentes na Boca.

Na tentativa do empate, a igualdade viria na etapa final. O Pelotas conseguiu uma rara criação em triangulação com passe para área. Itaqui sofreu a penalidade máxima ao levar um empurrão pelas costas.

O conhecido homem da bola parada chamou a responsabilidade e cobrou firme: pênalti certeiro de Itaqui: 1×1, logo aos 5 minutos.

O Pelotas tinha tempo para virar a partida, mas faltava criatividade. Mesmo com as mudanças, como a entrada do atacante Douglas, o time de Leocir Dallastra não conseguia se impor. Sem precipitação, o Monsoon cozinhava a partida e fazia atuação de gente grande fora de casa. A equipe com investimento de Dubai ainda criou algumas situações para assustar o goleiro Roger Kath.

O meia Elias fez um jogo irreconhecível, com erros de passe e precipitações que não costumava cometer. O pelotense Hippolito entrou na partida no lugar dele aos 41 minutos.

Nos acréscimos, Gabriel Soares se machucou pelo Monsoon e o Pelotas terminou a partida com um jogador a mais, mas sem colocar a bola na rede. O atacante Dionas Bruno, voltando no sacrifício após lesão, entrou no lugar de Igor Bosel como última mudança no Pelotas.

Aos 52’, pelo Monsoon, Vitor recebeu passe de Fraga e finalizou cruzado para dentro do gol, mas a condição era claramente de impedimento, definindo o placar final de 1×1 e a decisão por pênaltis na Boca do Lobo.

NOS PÊNALTIS, PELOTAS SOFRE, MAS GANHA

A goleira escolhida para decisão foi a da Avenida Bento Gonçalves. O povo se deslocou da arquibancada da Gonçalves Chaves rumo à avenida mais famosa do centro da cidade. Os torcedores se acumularam e procuraram apoiar o time com cânticos de incentivo ao Lobo e ao goleiro Roger Kath.

Apesar disso, Itaqui dessa vez falhou. Cobrança para defesa de Luiz Felipe. O Monsoon errou com Gabriel, no travessão.

João Pedro fez pelo Pelotas:1×0. Carlos empatou com categoria: 1×1. Ambas as cobranças com bola para um lado, goleiro para o outro. Cris Magno também pôs na rede com habilidade. Fraga empatou: 2×2.

Hippolito cobrou mal e Luiz Felipe defendeu à meia altura. Zagueiro João Lucas chutou por cima da meta e seguiu 2×2. Dionas Bruno reassumiu a liderança para o Pelotas: 3×2. Vitor, camisa de número 10, empatou: 3×3.

O esforçado Jonatha Lima chutou e a bola pegou na cara da trave. Mateus tinha a chance de classificar o Monsoon: Roger Kath brilhou em linda defesa para salvar o Pelotas.

O capitão Micael converteu para o Pelotas: 4×3. Outro zagueiro do Monsoon, Jô cobrou e a bola parou na trave: Pelotas classificado!

O Lobo encara nas semifinais o Passo Fundo, time que só venceu até aqui na Copa Tarciso Flecha Negra. Promessa de dois duelos muito complicados.

O capitão Micael converteu para o Pelotas: 4×3. Outro zagueiro do Monsoon, Jô cobrou e a bola parou na trave: Pelotas classificado! Fotos do Lucas Canez / EC Pelotas

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções