Diário da Manhã

sexta, 15 de novembro de 2024

Notícias

CORONAVÍRUS “A chegada é inevitável” afirma a prefeita Paula

CORONAVÍRUS  “A chegada é inevitável” afirma a prefeita Paula
18 março
08:57 2020

Em coletiva para a imprensa, acompanhada de secretários municipais e vereadores, a prefeita Paula Schild Mascarenhas (PSDB) apresentou as ações e medidas que o Poder Público Municipal irá adotar para achatar a curva de expansão do novo vírus. A prefeita deixou claro que as medidas já estão sendo preparadas desde janeiro, nos bastidores, com a preparação de toda a rede de saúde pública e organização de fluxos e formas de agir, além de um Plano de Contingência, elaborado no início de março.

Mesmo assim, Paula admite e deixa claro que a cidade não está imune ao Coronavírus. “A chegada é inevitável, mas ainda não temos nenhum caso confirmado em Pelotas”. Cinco pessoas foram submetidas a exames para detecção do Covid-19. Os resultados devem ser divulgados ainda hoje.

A prefeita ressaltou o papel fundamental de toda a sociedade na prevenção e posteriormente para controlar a expansão da doença. “O nosso maior desafio é a colaboração de todos, precisamos dificultar o contágio, sei que há uma comoção, é grave, é preocupante, mas tenham certeza que todas as medidas estão sendo tomadas no tempo certo”, disse ela.

PREFEITA Paula Mascarenhas anuncia medidas para prevenir a expansão do novo vírus em Pelotas

PREFEITA Paula Mascarenhas anuncia medidas para prevenir a expansão do novo vírus em Pelotas

A prefeita mostrou vídeos com projeções de contágio, em diferentes situações. Quando a circulação das pessoas é livre, o vírus se propaga de maneira descontrolada e muito rápido. Em outro cenário, com restrição a circulação de pessoas, o contágio é mais lento. “Neste cenário, com mais consciência coletiva, a propagação é lenta e a rede de saúde consegue dar conta”, comentou Paula. “Essa é uma batalha da sociedade, não de governos. Não é o momento de protagonismos, todos precisamos nos unir”, pediu a prefeita.

O apelo que também foi bastante salientado é para que as pessoas que estejam se sentindo mal, não procurem a rede hospitalar e o Pronto Socorro Municipal. Esses pacientes devem se dirigir as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

AULAS ESTÃO SUSPENSAS

Entre as medidas adotadas está a suspensão das aulas – por 30 dias – em toda a rede municipal, a partir de sexta-feira dia 20. As escolas manterão plantão de diretores e pessoal de limpeza, para manter o ambiente salubre.  Os professores também ficarão em casa. “É importante salientar que os pais precisam evitar que seus filhos saiam de casa, não é férias, não podemos permitir que as crianças circulem pelas ruas, em parques, festas, isso vai exigir uma grande responsabilidade de pais e filhos”, alertou a prefeita.

RECOMENDAÇÕES

A prefeitura também elaborou uma série de recomendações que deverão ser observadas pela comunidade.

– Suspensão de eventos com aglomeração de pessoas, sendo eles esportivos, políticos, artísticos, culturais, religiosos, comerciais, entre outros, com público igual ou superior a 100 pessoas em espaço aberto e 50 pessoas em ambientes fechados.

– Atividades em casas noturnas, festas, bailes e assemelhados, que envolvam a população de risco, devem ser cancelados.

– Instituições de atendimento a idosos devem limitar visitas e adotar protocolos de higiene;

– Locais de grande circulação de pessoas, como shopping, supermercados e comércio em geral deverão reforçar as medidas de higiene e disponibilizar álcool gel 70%.

A prefeita salientou que os custos econômicos das medidas, que se ampliam em nível nacional, são devastadores, mas são ações necessárias para proteger a vida humana. “Por enquanto são apenas recomendações, mas iremos avaliar a evolução da epidemia aqui e não deixaremos de tomar medidas mais restritiva, se for o caso”, disse Paula.

A reportagem do DM questionou a prefeita se existe alguma possibilidade de alteração na cobrança de impostos, tributos e taxas municipais, em virtude do prejuízo às atividades econômicas. Paula disse que a cidade já enfrenta uma crise de arrecadação, por conta da estiagem e deverá também sofrer perdas no ICMS com a diminuição da atividade econômica. “Já estamos em déficit, e agora se soma essa crise. Vamos precisar muito do Governo Federal. Cada atitude que tomamos tem impacto. Nós vamos precisar de recursos públicos para essa crise. Precisamos colocar na balança e ter serenidade”.

A prefeita espera que a colaboração da comunidade na adoção das medidas de prevenção, com grande conscientização de todos, possa fazer com que os impactos econômicos e sociais sejam os menores possíveis.

OUTRAS AÇÕES

Foi criado um Comitê Municipal de Crise para acompanhar a situação do Coronavírus em Pelotas. Além disso, será instalada uma Central Telefônica de Atendimento ao Cidadão, cujo número será divulgado até sexta-feira. A Prefeitura se comprometeu em divulgar um boletim diário com informações sobre a doença e seu avanço.

FRONTEIRA COM O URUGUAI

Diante algumas versões que circularam pelas redes sociais o Consulado Geral do Uruguai em Pelotas liberou nota onde esclarece que a fronteira do Uruguai com o Brasil não está fechada. O trânsito é normal em ambos os sentidos.

“O fechamento da fronteira aplica-se apenas à República Argentina e também, parcialmente, aos voos provenientes de países declarados em risco ou sintomáticos. Estes países são: China, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Irã, Espanha, Itália, França e Alemanha, ou seja, as nações em risco determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras onde houveram múltiplos casos e com as quais o Uruguai tem contato diário por voos. Os visitantes provenientes destes locais devem respeitar o isolamento definido por lei. Da mesma forma, é proibida a descida de passageiros e tripulantes de navios de cruzeiro. Todos os voos da Europa serão suspensos a partir da próxima sexta-feira às 00:00 horas”, diz a nota enviada ao DIÁRIO DA MANHÃ pelo Cônsul Geral Pablo Bayarres. (HFJ)

Confira as medidas

EDUCAÇÃO

  • Suspensão por 30 dias das aulas em toda a rede municipal de ensino a partir de sexta-feira, dia 20 de março de 2020.
  • Escolas manterão plantão de diretores e pessoal de limpeza.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Serviço de convivência de idosos será suspenso
  • Atendimento a crianças está mantido
  • Restaurante popular segue aberto, com fluxo controlado de atendimento

TRANSPORTE

  • Circulação do sistema de transporte urbano e rural permanece normal
  • Empresas estão executando a limpeza sistemática dos veículos

CULTURA

  • Suspensão de todos os eventos da Secult pelo prazo de 30 dias
  • Fechamento do Museu da Baronesa

SERVIDORES PÚBLICOS

  • Nomeação de 80 servidores para a área da saúde
  • Servidores e empregados públicos com idade igual ou superior a 60 anos ficam dispensados da prestação de serviços presenciais, podendo, conforme disponibilidade técnica, prestá-lo sob regime de teletrabalho, pelo prazo de 30 dias, a contar do dia 23 de março. A exceção ficará por conta dos profissionais de saúde, da segurança e atividades essenciais
  • Gestantes, portadores de doenças respiratórias e imunodeprimidos que compõem o grupo de risco deverão realizar suas funções em domicílio, sob regime de teletrabalho, pelo prazo de 30 dias, a contar do dia 23 de março.
  • Suspensão das férias de profissionais da saúde, trânsito e segurança
  • Viagens interestaduais e internacionais de servidores municipais estão suspensas
  • Servidores que retornam das férias e viajaram para países e cidades com transmissão comprovada ficarão 14 dias em isolamento domiciliar antes de assumir suas funções

OUTRAS AÇÕES

  • Capacitação permanente de profissionais da área da saúde
  • Capacitação à distância (EAD) voltada às outras profissões e atividades
  • Criação da Central Telefônica de Atendimento ao Cidadão
  • Portaria de instalação do Comitê Municipal de Crise
  • Portaria que institui a Comissão Técnica da Secretaria Municipal de Saúde
  • Boletim diário com informações sobre casos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções