CORONAVÍRUS : Farmácia municipal disponibilizará medicamentos para tratamento precoce
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que a Farmácia Municipal disponibilizará dois remédios adotados no tratamento precoce ao coronavírus. Os produtos, no entanto, só poderão ser liberados com prescrição médica.
Segundo o coordenador da Assistência Farmacêutica da SMS, Fabian Primo, já faz parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) a Azitromicina – antibiótico utilizado em infecções. “Este medicamento sempre esteve disponível para a população; nunca faltou. Mas, só pode ser retirado mediante receita médica”, explica.
A novidade é a inclusão da Ivermectina no Remume. De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Paganini, a decisão de disponibilizar o antiparasitário à população foi deliberada após discussão entre os integrantes da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Município.
“Nós decidimos disponibilizar, na Farmácia Municipal, esses medicamentos para caso de algum médico do Município resolver receitá-los, prescrevê-los para um paciente. Para que essa pessoa não tenha que comprar o remédio, não tenha que ser onerada, vai lá na Farmácia e o terá disponibilizado”, explica Paganini.