Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

Corpo de Bombeiros é homenageado no Legislativo

03 julho
09:05 2015

O Dia Nacional do Bombeiro – 2 de julho – é uma data que remonta ao tempo do Império. Foi Dom Pedro II que, em 2 de julho de 1856 assinou o Decreto 1.775 que regulamentou o serviço de extinção de incêndios no Brasil, com o treinamento, ainda que precário dos dez primeiros bombeiros. Somente em 1887 é que os bombeiros passaram a receber equipamentos de boa qualidade no combate ao fogo.

Infelizmente, passados 159 anos desde a regulamentação da profissão, o Brasil possui guarnições de bombeiros em menos de 15% dos 5.570 municípios brasileiros, ou seja, aproximadamente 4.600 cidades não têm bombeiros.

Essas informações permearam a homenagem que o vereador Tenente Bruno (PT) prestou na manhã desta quinta-feira, à passagem do Dia Nacional do Bombeiro e à Guarnição em Pelotas. Ele cumprimentou “os heróis que, quando todos fogem do perigo, vão ao seu encontro com a finalidade de salvar vidas e proteger o patrimônio”.

Mas, o parlamentar também lembrou que o Rio Grande do Sul e Pelotas enfrentam sérias dificuldades em relação ao seu efetivo. Aguardam nomeação do governo estadual 500 homens já aprovados em concurso público. “Tem quartéis fechados pela falta de efetivo”, afirmou o Tenente Bruno.

“A defasagem no Rio Grande do Sul e em Pelotas é de cerca de 40% do total de homens necessários para o atendimento pleno da população”, disse o vereador.

TENENTE Bruno e representantes da guarnição de Pelotas

TENENTE Bruno e representantes da guarnição de Pelotas

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções