Corpo de Bombeiros Militar do RS completa 126 anos
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) no Estado comemorou dia 1º de março, seu 126º aniversário. Inicialmente administrada pelo município, e denominada Companhia de Bombeiros de Porto Alegre, o 1º Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul contava com um efetivo de 17 homens – os “dezessete legendários bombeiros”.
Com características militares e veículos movidos à tração animal, o Corpo de Bombeiros, à época, estruturava-se em 1ª Seção de Incêndio localizada na Rua Jerônimo Coelho, em Porto Alegre e 2ª Seção de Incêndio, localizada na Praça Rui Barbosa, no Centro de Porto Alegre. A Corporação era mantida através da cobrança de uma taxa, junto de impostos do comércio, da indústria e proprietários de imóveis, além de auxílio da Intendência Municipal e das Companhias Seguradoras contra o fogo.
Hoje, o CBMRS é uma instituição autônoma, que integra as forças da Secretaria da Segurança Pública do RS. Tem unidades que, a partir de 93 municípios, atendem todos os cantos do Estado, cerca de 3 mil servidores na ativa, distribuídos em 12 Batalhões de Bombeiro Militar e uma Companhia Especial de Busca e Salvamento, veículos modernos e de alta tecnologia, além de um legado de honra e serviços à população gaúcha. Mesmo neste momento crítico de pandemia, os homens e mulheres do CBMRS nunca param, e seguem firmes na missão de proteger a sociedade, mesmo que com o risco da própria vida. “Olhando para o passado, construímos o presente e planejamos o futuro, sempre com a missão de Salvar e Proteger”, divulgam os bombeiros.
CONCURSO – Em razão do agravamento da pandemia da COVID-19, o CBMRS irá suspender a convocação (análise de vida pregressa, apresentação de exame toxicológico, posse e inclusão) prevista para o dia 4 de março. Mas a validade do exame toxicológico será baseada na data de 4 de março. Tão logo haja previsão de nova data, será amplamente divulgada.