COSIP : Câmara aprova cobrança da taxa de iluminação
Como já era esperado, os vereadores da base de apoio ao governo municipal garantiram ontem, durante sessão na Câmara Municipal, a aprovação da Cobrança para Custeio do Sistema de Iluminação Pública (Cosip). Foram 12 votos favoráveis e 7 contrários. O vereador Jair Bonow (PP) não compareceu a sessão ordinária. Um fato curioso foi o fechamento do plenário deixando dezenas de pessoas na rua em frente ao prédio da Câmara.
O projeto será encaminhado para sanção da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e, com isso, a cobrança já estará sendo efetivada a partir de abril de 2022 nas contas de energia elétrica.
NOTA DO PTB
Antes da votação, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) encaminhou ofício ao vereador Cristiano Silva, presidente da Câmara, assinado pelo presidente da sigla em Pelotas, Jairo da Mota Islabão, com o seguinte teor:
“Ao cumprimentar cordialmente Vossa Excelência me sirvo do presente expediente para COMUNICAR-LHE que o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Pelotas, solidário a maioria dos Pelotenses, posiciona-se CONTRÁRIO a aprovação da Contribuição do Sistema de Iluminação Pública (COSIP), visto as inúmeras taxas e impostos dos quais os munícipes já contribuem, especialmente neste período de pandemia onde houveram perda de empregos, redução do poder de compras e endividamento de toda ordem, já aproveitando o ensejo para ORIENTAR os parlamentares que permanecem, neste momento, ainda filiados ao PTB, pela REPROVAÇÃO da citada matéria, podendo incorrer em INFIDELIDADE PARTIDÁRIA”.
BANCADA
Sem cumprir a orientação partidária, os vereadores Marcola, Rafael Barriga e Fagner Feijó, que está substituindo Anderson Garcia, votaram de forma favorável ao projeto da Prefeitura. Possivelmente o comando do PTB deverá enquadrá-los na prática de infidelidade partidária com consequências que poderão, inclusive provocar suas expulsões do PTB.
Como votaram os vereadores
A favor da Cosip
- Dila Bandeira (PSDB)
- Márcio Santos (PSDB)
- Jone Soares (PSDB)
- Marcos Ferreira, o Marcola (PTB)
- Fagner Feijó (PTB)
- Rafael Barriga (PTB)
- Carlos Júnior (PSD)
- Reinaldo Belezinha (PSD)
- Robert Botelho (PP)
- Cesar Brisolara, o Cesinha (PSB)
- Paulo Coitinho (Cidadania)
- José Sizenando (DEM)
Contra a Cosip
- Fernanda Miranda (PSOL)
- Jurandir Silva (PSOL)
- Miriam Marroni (PT)
- Sidnei Fagundes (PT)
- Cristina Oliveira (PDT)
- Anselmo Rodrigues (PDT)
- Marisa Schwarzer (PSB)
Ausente
- Jair Bonow (PP)