COSTA DOCE : Região turística ganha quatro municípios
O Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo na Costa Doce ganhou mais quatro municípios.
Com a adesão de Barra do Ribeiro, Dom Feliciano, Mariana Pimentel e Piratini, a região turística passa a ter 23 cidades.
A nova composição foi definida na primeira reunião da diretoria do APL, realizada na Fenadoce.
A inclusão foi feita a partir do novo processo de regionalização do Ministério do Turismo, que atualiza o Mapa Turístico do Brasil, com a revisão de critérios do conceito de municípios turísticos. Todas as cidades da Costa Doce são consideradas turísticas, segundo o Ministério.
Com a liberação do recurso de R$ 150 mil, aprovado através de edital da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), o grupo pautou as sete metas previstas para os 18 meses de vigência do projeto, além de formatar as diretrizes, prazos e grupos de trabalho para cada ação.
Uma audiência pública será realizada em julho em Piratini, em que o grupo apresentará as demandas da região com a presença de deputados estaduais.
O APL busca unir os agentes públicos e privados de cada município e fortalecer a região como pólo turístico. A reunião na Fenadoce contou com representantes de Pelotas, Rio Grande, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Turuçu, da Associação dos Cavaleiros da Costa Doce e do Sebrae.