Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

COSULATI : Chega ao fim greve dos trabalhadores

05 junho
08:53 2019

O movimento de paralisação dos trabalhadores da fábrica da Cosulati iniciado no dia 31 de maio terminou na segunda–eira (03). Pela manhã houve convocação de Assembléia Geral de Produtores para avaliar o quadro. Perto das 11h foi à vez da direção da Cooperativa, Conselho Fiscal e produtores sentarem à mesa com comissão de funcionários e sindicato. Por quase duas horas as partes prestaram esclarecimentos, houve apresentação da pauta e argumentações.

MOVIMENTO  iniciado dia 31 de maio foi encerrado na segunda-feira

MOVIMENTO iniciado dia 31 de maio foi encerrado na segunda-feira

Na última etapa de negociação houve um encontro de conciliação determinado pelo desembargador do TRT/RS, Ricardo Fraga, e mediada pelo juiz da 1ª Vara da Justiça do Trabalho de Pelotas, Daniel Voltan, quando ficaram definidas várias cláusulas. Dentre elas, a que garante que “a Cosulati assegura a  garantia de emprego por 60 dias aos empregados ‘chão de fábrica’ e por 120 dias aos membros eleitos da comissão de trabalhadores.

Por outro lado, enquanto não for possível a regularização do calendário legal de pagamentos os salários serão pagos da seguinte forma: até o dia 15 de junho será pago o adiantamento quinzenal de 40% do mês de maio; até o dia 25 o restante, nos dois meses subsequentes. O adiantamento será pago até o dia 10 do mês seguinte e o saldo até o dia 25. Posteriormente, as datas serão negociadas com o objetivo do cumprimento dentro do prazo previsto em lei.

A cooperativa assume o compromisso de não efetuar o desconto dos dias parados.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções