Cota boa, mas divisão injusta
A cota é satisfatória, mas a divisão não é justa. A opinião é do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelleto, que na semana passada fechou o acordo com a Rede Globo para a transmissão dos jogos do Campeonato Gaúcho de 2017. Os times do interior vão embolsar cerca de R$ 1,1 milhão. Brasil e Juventude recebem uma cota e meia, porque participam do Brasileiro da Série B.
“A Globo foi além da expectativa, mas a divisão poderia ser melhor”, disse Novelleto, referindo-se aos 24 milhões, que serão divididos pela Dupla Gre-Nal.
Francisco Novelletto destaca também o apoio da FGF aos times da Divisão de Acesso. A entidade vai pagar o valor relativo à arbitragem dos jogos e vai isentar os clubes de outras despesas, tais como: registro e transferência de atletas; vai fornecer bolas; não cobrará a emissão dos ingressos e nem a fiscalização nos estádios em dias de jogos; e abre mão ainda dos 10% que teria direito na renda bruta das partidas. “Somando tudo isso, quem chegar à final do campeonato terá recebido um auxílio de aproximadamente R$ 150 mil”, afirma.