COVID-19 : Hospitais gaúchos devem informar o número de profissionais afastados
A Secretaria da Saúde (SES) orienta os hospitais do Rio Grande do Sul, por meio de uma nota informativa publicada terça-feira, a informarem o número de profissionais que estão afastados por suspeita ou confirmação de Covid-19.
Os dados serão utilizados pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) para controle e planejamento de ações de prevenção e controle da disseminação de coronavírus nas dependências das instituições hospitalares.
Para isso, é necessário que os hospitais façam o preenchimento semanal de um formulário eletrônico disponibilizado pelo Cevs.
“A partir do controle e monitoramento dos casos será possível planejar as ações de prevenção do coronavírus nos serviços de saúde, de forma mais qualificada”, afirma a diretora do Cevs, Cynthia Molina-Bastos.
Para envio dos dados, o notificador deve informar inicialmente o número do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) do hospital, e depois quantos são os profissionais técnicos, auxiliares em enfermagem, enfermeiros(as), médicos, profissionais da higienização, profissionais de outras ocupações e, por fim, o número total de trabalhadores próprios e terceirizados do hospital.
Também é preciso que seja notificado o número de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 que estiveram afastados na semana epidemiológica anterior.
Outro ponto importante é a informação de quando houver fechamento, na semana epidemiológica anterior, de alguma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital em função de surto de Covid-19 nos trabalhadores.
Além destes itens, outros apontamentos mais detalhados constam no formulário, como início dos sintomas e há quanto tempo a pessoa recebeu vacina contra a Covid-19.