Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

COVID-19 : Número de leitos deve aumentar em Pelotas

COVID-19 : Número de leitos deve aumentar em Pelotas
04 maio
09:08 2020

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Pelotas realizou na última quinta-feira feira a reunião mensal com a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini Ribeiro. Durante o encontro, realizado em modo online, a secretária confirmou que a Prefeitura está comprando 30 kits para leitos de UTI para aumentar a capacidade de atendimento para pacientes contaminados com o novo coronavírus.

SECRETÁRIA Roberta Pagani Ribeiro confirmou o investimento

SECRETÁRIA Roberta Pagani Ribeiro confirmou o investimento

“Hoje temos para atender exclusivamente pacientes com Covid-19 um total de 38 leitos de enfermaria adulto no Hospital Escola e dez contratados por convênio na Santa Casa e 26 leitos de UTI adulta, sendo 20 no HE e outros seis na Santa Casa. Com relação aos leitos pediátricos temos dez leitos de enfermaria e cinco de UTI todos no Centro de Atendimento de Síndromes Gripais. Tudo isso é estrutura nova, não existia antes da pandemia”, revelou. Para melhorar a capacidade de atendimento da cidade, a Prefeitura determinou a compra de mais 30 kits completos para leitos de UTI. A partir disso e das promessas do Ministério da Saúde há uma expectativa de se conseguir chegar a 98 leitos de UTI na cidade exclusivos para pacientes de Covid-19.

“Esses dados mostram que não estamos parados, pelo contrário, o trabalho para dotar a cidade com uma estrutura capaz de atender do melhor modo possível a população tem sido intenso e a partir destes números acreditamos que se está no caminho certo”, comentou o presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PTB).

PROBLEMAS E SOLUÇÕES – Durante a reunião os vereadores questionaram a secretária sobre as soluções pensadas para problemas graves como o fechamento da maternidade da Santa Casa e as constantes aglomerações diante da Farmácia Municipal. Sobre a maternidade ela confirmou que a decisão partiu da direção do hospital e de sua relação com os prestadores de serviço. “A Prefeitura pagava, inclusive, um bônus pelo serviço e estava em dia, não foi problema de verbas, mas estamos próximos de anunciar uma solução, dependemos apenas de algumas confirmações que devemos ter até a próxima semana”, disse. Sobre a fila na Farmácia Municipal, Roberta Ribeiro informou que a equipe da unidade será reforçada para agilizar o atendimento e melhorar a organização da fila de espera. Alternativas como mudanças no prédio e divulgação diária da lista atualizada dos medicamentos disponíveis também são estudadas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções