Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

COVID-19 : Pelotas já aplicou mais de 60% das doses que recebeu

COVID-19 : Pelotas já aplicou mais de 60%  das doses que recebeu
19 fevereiro
08:41 2021

Nesta quarta-feira, foi retomada a vacinação contra o coronavírus em Pelotas. Profissionais da saúde – médicos, odontólogos e fisioterapeutas – e idosos acima de 85 anos foram imunizados nos dois prédios do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), respectivamente.

Os idosos acamados cadastrados também seguem recebendo a dose.

São 16.355 mil cidadãos imunizados com a primeira dose da vacina, o que representa 61% das 26.770 mil unidades disponibilizadas ao Município. Desses, 10.620 mil são profissionais da saúde, enquanto 985 são moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 4.725 são idosos com mais de 85 anos. Além disso, 15 indígenas e 10 pessoas institucionalizadas com deficiência foram vacinados.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a imunização de idosos e profissionais de saúde continuou ontem. Nas quatro UBSs (Bom Jesus, Guabiroba, Laranjal e Salgado Filho), que estão vacinando idosos com mais de 85 anos,foram disponibilizadas 75 doses. O grupo de profissionais de saúde será ampliado para os trabalhadores da área com idades entre 18 e 60 anos e que estão na ativa, em razão de ainda restarem 1.530 doses disponíveis. Contudo, a SMS destaca que a aplicação, nos próximos dias, dependerá do estoque.

Segundo a secretária Roberta Paganini, ainda não há previsão de chegada de novas doses. Mas, ela afirma que, após o sucesso do drive-thru, no fim de semana, existe a intenção de ampliar o processo, assim que uma nova remessa for encaminhada.

No entanto, a secretária ressalta que a aplicação vai continuar nas Unidades Básicas de Saúde. “Temos sempre que manter a vacinação nas UBSs, porque atingem a população mais vulnerável e que não possui carro para ir no drive-thru e acessar o serviço”, argumenta.

SEGUNDA DOSE

Os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate contra a Covid-19, que integraram o primeiro grupo prioritário e foram imunizados, já estão recebendo a segunda dose da vacina.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções