COVID-19 : Unidade de Diagnóstico Molecular da UFPel dá agilidade a laudos
A Unidade de Diagnóstico Molecular da UFPel, colaboradora ao Laboratório Central do Estado (Lacen-RS) superou os três mil testes para confirmar ou descartar a infecção pelo coronavírus. Neste fim de semana, o laboratório registrou a análise de 3035 exames do tipo PCR, sendo 2.260 enviados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e 775 do HE-UFPel.
O LABORATÓRIO, habilitado para análises clínicas de biologia molecular, está em funcionamento desde julho e tem capacidade de interpretar 100 laudos por dia. Segundo o diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel e atual coordenador da Unidade de Diagnóstico Molecular COVID-19, após o primeiro teste confirmatório pelo LACEN-RS, a unidade passou a ser oficialmente colaboradora do laboratório referência do Estado no enfrentamento da pandemia. Uma das questões determinantes foi a possibilidade da Unidade emitir os laudos sempre em 24h, permitindo agilidade na gestão de leitos e auxiliando nas medidas rapidas de controle de surtos e contaminação pelo vírus.
“Entendo que aproximar a ciência da assistência em tempo real é um grande desafio que permite aos pesquisadores reposicionarem seus esforços para contribuir no enfrentamento da pandemia. Por outro lado, permite que a sociedade tenha a oportunidade de usufruir destes trabalho e destes resultados”, afirma Tiago Collares.
A Unidade de Diagnóstico Molecular, localizada no bloco três do He-UFPel conta com o trabalho de nove pesquisadores e atende hospitais e unidades de saúde de Pelotas.
DE ACORDO com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Carmen Viegas, o Laboratório tem desempenhado papel fundamental para o município. “Todos os pacientes internados nos diferentes hospitais com suspeita de Covid-19, assim como Pronto Socorro, UPA Areal e Centro de Atendimento as síndromes Gripais, são priorizados”, destaca Viegas.