Cristiano Ronaldo pela quinta vez
Como era esperado, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, foi eleito pela quinta vez nesta segunda-feira, em Londres, como o melhor jogador do mundo. O craque português se igualou a Lionel Messi, que também recebeu a condecoração por cinco vezes. Entre as mulheres, a holandesa Lieke Martens foi eleita, superando a americana Carli Lloyd e a venezuelana Deyna Castellanos.
Cristiano Ronaldo superou Messi e Neymar na votação. Ele havia sido eleito antes em 2008 (pelo Manchester United), 2013, 2014 e 2016. Já Messi ganhou a honraria em 2009, 2010, 2011 e 2012 e 2015. Os dois dominam absolutos a escolha de melhor do mundo há 10 edições.
A eleição do português se deve ao desempenho na campanha dos títulos da Liga dos Campeões e do Espanhol pelo Real. CR7 foi o artilheiro da competição europeia, com 12 gols. Também participou do título inédito da Euro com a Seleção Portuguesa.
SELEÇÃO – Três brasileiros estão na Seleção da Fifa: Daniel Alves, Marcelo e Neymar. Existe apenas três mudanças em relação ao ano passado: Neymar, Buffon e Bonucci. A escalação ficou assim: goleiro – Buffon (Juventus); defensores – Daniel Alves (PSG), Bonucci (Juventus), Sergio Ramos (Real Madrid) e Marcelo (Real Madrid); meio-campistas – Modric (Real Madrid), Toni Kross (Real Madrid) e Iniesta (Barcelona); Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Neymar (PSG).
TÉCNICO – O francês Zinedine Zidane, do Real Madrid, recebeu o prêmio The Best da Fifa como o melhor técnico da temporada. O campeão da Liga dos Campeões, do Campeonato Espanhol e das Supercopas da Espanha e da Europa superou Massimiliano Allegri (Juventus) e Antonio Conte (Chelsea).
GOL MAIS BONITO – O francês Olivier Girou conquistou o prêmio Puskas de gol mais bonito de 2017. A obra de arte do atacante – finalização ao estilo “escorpião” – ocorreu na partida do Arsenal diante do Crystal Palace em janeiro. Os outros finalistas eram a venezuelana Deyna Castallanos e o goleiro sul-africano Masuluke Oscarine.
GOLEIRO – O veterano Gianluigi Buffon, 39 anos, levou a melhor na concorrência com Manuel Neurer, do Bayern de Munique, e Keylor Navas, do Real Madrid, e ficou com prêmio de melhor goleiro da temporada. Esta é a primeira vez que houve a entrega de prêmio específico para a posição de goleiro.