Cuidado e carinho, antes e depois da adoção
Shoyo é um cão que foi adotado pela funcionária pública Michele da Costa, de 40 anos, no Canil Municipal, em 4 de maio do ano passado. De acordo com a responsável técnica do Canil, Cristiane Berçot, o cãozinho da raça Chow Chow era muito bravo quando chegou ao abrigo e, em determinados momentos, chegou a morder alguns dos profissionais que realizam os atendimentos veterinários no local. Mas, depois de receber a devida atenção, transformou-se em um animal dócil, que hoje em dia, convive com quatro gatos, quatro crianças e mais outro cachorro.
O animal chegou sem um dos olhos ao abrigo da Prefeitura – local administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em sua nova família, ele é amado, cuidado e respeitado. Michele conta que viu Shoyo pela primeira vez através das redes sociais, em uma foto junto com a prefeita Paula Mascarenhas.
Aos beijos e abraços, a servidora pública lembrou que os primeiros cuidados que a família teve com o cão, logo após a adoção, foram essenciais para ajudar na adaptação de todos que moram na casa e na recuperação do Shoyo. “É um trabalho contínuo de paciência, insistência e de amor”, contou a tutora.
“Para as pessoas que desejam adotar, eu digo que estejam certas do que querem fazer, pois os animais também têm sentimentos e limitações. Não desistam no primeiro problema”, comentou Michele, ao falar da importância da adoção responsável.
A troca de aprendizados é visível na residência da família Costa, onde vive o cão, que foi adotado no início da pandemia. Segundo a chefe da casa, desde que Shoyo chegou, as crianças aprenderam a lidar muito melhor com questões referentes à educação e respeito, além de melhorarem suas percepções em relação ao afeto e carinho.
Cães para todos os gostos
Até a quarta-feira (19), 43 cães de diferentes portes, idades, temperamentos e raças aguardavam por um lar definitivo no Canil. Todos eles podem ser visitados, diariamente, no abrigo que fica localizado na BR-392, km 71, ao lado da Hospedaria de Grandes Animais, perto do viaduto de acesso à Canguçu. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h30min e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h30min às 16h.
Em virtude da pandemia de coronavírus, a direção do Canil pede que os visitantes informem todas as visitas, previamente, por telefone, a fim de evitar aglomerações. O número para contato é o (53) 3271-0006.
Passo a passo para chamar um cãozinho de seu
Ter um “aumigão” para chamar de seu é muito bom, mas é importante lembrar que essa é uma atitude que exige extrema responsabilidade. Conheça as etapas para ter um serzinho de quatro patas em casa:
– entrevista com a responsável técnica do Canil;
– análise do ambiente onde o animal irá residir – que deve apresentar condições apropriadas para a saúde física e mental do animal, que não poderá ter acesso à rua sem que esteja acompanhado e munido de guia ou coleira;
– assinatura do Termo de Adoção Responsável; e,
– apresentação de documentos, como RG, CPF e comprovante de residência, no ato da entrevista.
Sobre o Gatil Municipal
Em anexo ao Canil, o Gatil Municipal está em pleno funcionamento e também é gerenciado pelo Município. Atualmente, cinco gatos encontram-se em tratamento no local. Segundo a direção do abrigo, em breve todos os felinos estarão disponíveis para adoção responsável.
Para solicitar o atendimento para cães e gatos, é necessário entrar em contato pelo telefone 3284-7731, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.