Diário da Manhã

quinta, 09 de janeiro de 2025

Notícias

CULTURA AFRO : Debates e arte no acampamento regional

07 abril
09:36 2016

Inicia hoje a programação do 15º Acampamento de Cultura Afro da região, com atividades em São Lourenço do Sul

Por Carlos Cogoy

Até domingo, intensa programação da cultura afro no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul. Trata-se da 15ª edição do Acampamento da Região Sul, realização da Associação Movimento Popular de Cultura Afro Região Sul/RS (AMOPOCUA). Na coordenação, Vera Lúcia – a Verinha do “Munjolo” -, que destaca atividades como os painéis temáticos, oficinas, mostras culturais e apresentações artísticas. Nesta quinta pela manhã, comissão organizadora estará realizando o credenciamento dos participantes. O acampamento conta com apoio da Prefeitura de São Lourenço. Mais informações sobre o evento no “blog”: acampamentoafro.blogspot.com.br

Grupo pelotense “DMix Charm Rappers” entre as atrações

Grupo pelotense “DMix Charm Rappers” entre as atrações

ABERTURA será nesta quinta às 13h30min. Na sequência, momento cultural. Às 14h30min, roda de conversa “História da Escolarização do Negro no Brasil”. Participantes: doutora em educação Isabel Silveira; especialista em educação e turismo Ana Paula Medeiros – projeto Baobá: uma experiência de pintura (re)descobrindo os “tons de pele”; educadoras de São Lourenço: Vanda Erli Santana, Fátima Farias, Ângela Maria D’Ávila, Daina Zanotti, Cristiane Hax, Bruna Soares. As educadoras estarão enfocando “Experiências mediadoras de conhecimento desenvolvidas a partir da cultura afro na rede de São Lourenço do Sul”. Às 16h, apresentação de escolas. Intervalo entre 20h e 21h. A seguir, roda de conversa avaliando o primeiro dia.

SEXTA às 8h com credenciamento e café. Na sequência, apresentação artística. Às 9h, mesa “O protagonismo da mulher de axé na atual conjuntura do País”, temática que será explanada por Ya Sandrali. Às 10h, roda de conversa com a educadora Marielda Medeiros, que abordará sobre a importância da reflexão da Lei 10.639/03 nos espaços escolares. Já a professora Clotilde Victória, representando a Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas, apresentará “Os dois lados da herança africana”. Às 11h, palestra “Povos Tradicionais”, com Lukas Vieira (RJ). Às 13h45min, roda de conversa com Cristiane de Ávila (doutoranda na FaE/UFPel), que enfocará “Entre esquecimentos e silêncios: Manuel Padeiro e a memória da escravidão no Distrito de Quilombo/Pelotas”.

Coordenadora Vera Lúcia

Coordenadora Vera Lúcia

Já a professora Ivete Oliveira da Silva explanará sobre o projeto “Buscando a superação das desigualdades no ambiente escolar”. Às 15h30min, abertura oficial com lideranças do movimento negro e autoridades. Às 16h, mesa sobre Povos Tradicionais, com Sergio Dorneles (governo RS), e Antonio Leonel (Federação Quilombola/RS). Na sequência, apresentações de Gil Bandeira e Diego Tandera. Às 18h, roda de conversa “Políticas públicas voltadas para povos de terreiro e tradicionais”. Às 19h, roda de capoeira com Mestre Preto e “Filhos da Roda”. Às 21h, coletivo Macanudos e coletivo Margarida (FURG), Pai Ney (UFSM).

Educadora Marielda Medeiros

Educadora Marielda Medeiros

SHOWS na sexta à noite, com a 2ª Noite do Hip Hop. Participações de Mr. Diones (RG), DMix Charm Rappers, Mano Rick, Negritude Periféria, CNR, Negro Will, Diego Harthik, MC Vps e a Família, Josemar Will, Marlon DuRap, Segundo Plano Rappers, Pensamento Consciente, Dudu Cets.

OFICINAS – Na programação, oficinas como: Toques africanos; capoeira; contação de histórias africanas e afro-brasileiras; Ndebele – pinturas de uma tribo africana; Reciclando – construção de instrumentos musicais africanos; trança; turbante; pandorga; macramê; bonecas Abayomi.

Profa. Ivete Oliveira

Profa. Ivete Oliveira

SÁBADO pela manhã com abertura da feira do Empreendedorismo Afro RS. Às 9h, roda de leitura e conversa com “Contos de autoria feminina afro-brasileria”. A coordenação será de Rodrigo da Rosa Pereira (doutorando em letras na FURG). Às 10h30min, roda de conversa com Waldemar “Pernambuco” de Moura Lima, que abordará “A importância das negras e negros nos espaços de mando do contexto político nacional. Às 14h, roda de conversa com a coordenação regional Saúde das Diversidades, Saúde da População Negra, Indígena e LGBT.

Sérgio Dorneles

Sérgio Dorneles

Participações da psicóloga Djeniffer Rodrigues Coradini, psicóloga Rosane Cardoso, acadêmica de enfermagem Nayla Pereira, Olumide Betinho, Dra. Mirian Obá, yalorixá Mãe Nara de Xapanã. Também os grupos: Munjulo (São Lourenço); Silva (PoA); Alpes (PoA); Frente Quilombola (PoA); Quilombo 7 de Setembro, Rincão das Almas (São Lourenço); Quilombo da Serrinha. Às 17h, encontro de griôs com Sirley Amaro, Prudêncio, Dilermando e Pernambuco. O intervalo será entre 20h e 21h. A seguir, capoeira de angola, toque de berimbau, puxada de rede e maculelê com mestre Saci e mestre Setenta. Apresentações do Pagode da Cor, e Embaixadores do Ritmo Quatro Tons. Concurso: Pérola Negra; Musa do Acampamento; O mais belo traje afro e Diamante Negro. Até 3h vai rolar “Balada black”.

DOMINGO será o dia das divindades e ancestralidade. Após 9h, mesa “Intolerância religiosa Baba Diba de Yemonjá – Povo de Terreiro, políticas públicas e empoderamento político”. Debatedores: Estelamar Amaral de Oyá, Pai Nilo de Xangô, Mãe Heloisa de Bará, Pai Nei de Ogum. Às 14h, avaliação do acampamento.

Comentários ()

Seções