Cultura gaúcha em festa
Em dezembro o teatro Dante Barone, em Porto Alegre, será palco de uma grande festa da cultura gaúcha: a entrega do Prêmio Vítor Mateus Teixeira. Promovido pela Assembleia Legislativa, o evento premia os destaques da música, dança e poesia típicas do Rio Grande do Sul. E nesta edição, três dos 19 premiados são da Zona Sul do Estado: o trovador José Joaquim de Jesus Hugo (Teixeirinha), o instrumentista Aluísio Rockembach e a banda de baile, Grupo Querência.
Indicados pela deputada Miriam Marroni (PT) os três vencedores da região superaram outros cem concorrentes, entre artistas, grupos e entidades indicadas por outros parlamentares. O julgamento que definiu a lista dos 19 premiados de 2016 foi elaborada por um júri técnico composto por representantes do Sindicato do Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul (Sicom/RS) e do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da Fundação Vitor Mateus Teixeira e do Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa.
“É uma grande felicidade ver talentos de nossa região receberem um distinção tão emblemática como o Prêmio Teixeirinha, que desde 1997 premia pessoas e instituições que dedicam sua existência a arte nativista”, diz a deputada.
A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 6 de dezembro, a partir das 19h. A entrada é franca.
OS PREMIADOS DA ZONA SUL
Prêmio Melhor Trovador: José Joaquim de Jesus Hugo (Teixeirinha)
Natural de Camaquã e radicado em Pelotas, o policial militar aposentado começou a carreira de trovador ainda guri nos anos 1960. Em mais de 50 anos de carreira coleciona mais de 200 troféus, títulos e prêmios nos mais diversos concursos e disputas de trovas. Com 18 prêmios é também um dos maiores vencedores da história do Enart.
Prêmio Melhor Instrumentista: Aluísio Rockembach
Natural e residente em Pelotas é arranjador e diretor musical do grupo que acompanha o cantor Luiz Marenco. Além de representar o Brasil em festivais de música realizados pela América do Sul. Em 2006, foi o instrumentista mais premiado nos festivais realizados no RS.
Prêmio Melhor Grupo de Baile: Grupo Querência
Fundado em 1982, em Pelotas, o Querência é dos mais famosos grupos de música gaúcha. A cada ano realiza em média de cem apresentações de norte a sul do Brasil. O grupo formado por Edgar Martins, Ricardo Esteves, Matheus Soares, Luiz Carlos Garcia, Alessandro Delabary e Cassiano Lacerda tem em seu repertório sucessos que marcaram a história da música gaúcha como a canção Merceditas (1987), uma das canções mais regravadas do cancioneiro gaúcho.
Os outros premiados:
- Cantor: Ita Cunha
- Cantora: Cléia Gomes
- Declamador: Neiton Bittencourt Perufo
- Declamadora: Silvana Giovanini
- Trovadora: Maria Edi Malaquias
- Compositor(a): Mano Lima
- Arranjador(a): Maestro Tasso Bengel
- Pajador (a): Celso Oliveira
- Produtor(a) Musical: Willian Varela
- Capa de Disco: João Luiz Corrêa e Grupo
- Campeirismo – Vol. 10 (Para Quem Vive de Bombacha)
- Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho(a): Rádio Sul.Net
- Grupo de Show: Beira d’Estrada
- Grupo de Dança Gaúcha: Invernada Mirim do CTG Sentinela dos Pampas
- Bandinha Típica Alemã: Banda Germânia (de Santa Cruz do Sul)
- Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-rio-grandense: Délcio Tavares