Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

CULTURA POPULAR : Bloco da Lata recebe o Prêmio Movimento

CULTURA POPULAR : Bloco da Lata recebe o Prêmio Movimento
19 janeiro
09:53 2015
MISTER Pelé

MISTER Pelé

Vilson Couto ou Mister Pelé é bastante conhecido no cenário das manifestações populares por seu trabalho realizado com crianças, adolescentes e jovens.

Ele foi um dos vencedores do Movimento – Prêmio de reconhecimento da Cultura Popular. Desde 1995, quando fundou o Bloco da Lata, realiza um trabalho voltado às comunidades carentes.

Seu projeto consiste em dar aulas de música com instrumentos de percussão feitos de lata e bambonas de papelão, chocalhos de lata e surdos de papelão. Cerca de 20 crianças participaram da iniciativa na região das Docas e chegaram a desfiler no Carnaval de 1996, 1997 e 1998. A partir de então Mister Pelé organiza festas de rua e faz playback do Jimmy Cliff, tendo se apresentado em inúmeros lugares e até mesmo em programas de televisão.

Na opinião de Mister Pelé, o Movimento serve como uma libertação. “Estão quebrando os cadeados, abrindo portas para as comunidades e para os artistas amadores de Pelotas”, salientou. As atividades do Bloco da Lata passaram por um período de recesso e devem ser retomadas em breve, em novo endereço. “Queremos sair com o bloco neste Carnaval”, afirmou.

O PROJETO prestigia o trabalho desenvolvido por agentes culturais populares destacando e fortalecendo suas iniciativas artísticas e socioculturais, de maneira a divulgar e investir em ações relevantes para o desenvolvimento humano e cultural nas comunidades das regiões periféricas do município de Pelotas. A primeira edição teve 13 contemplados que receberam R$ 3.500,00 cada um, totalizando R$ 45.500,00.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções