Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Curso de teatro apresenta “Jogatina”

17 julho
17:05 2014

Sexta-feira (18/7) às 21h no curso de Teatro-licenciatura da UFPel – rua Almirante Tamandaré nº 300 -, apresentação do projeto de pesquisa “Jogatina: Jogo de Aprendizagem, Teatro Pós-Dramático e suas contribuições para a pedagogia do teatro”. A coordenação é da professora mestre Maria Amélia Gimmler Netto (UFPel), e a iniciativa integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro, Educação e Práxis Social da Pró-Reitoria de Pesquisa. Os integrantes são alunos do curso de teatro-licenciatura do Centro de Artes (CEARTES/UFPel). A partir das 20h30min, retirada de senha no local da exibição. ENTRADA FRANCA.

Espetáculo gratuito é projeto de pesquisa na UFPel

Espetáculo gratuito é projeto de pesquisa na UFPel

BRECHT é base para a pesquisa. O grupo também investiga práticas do teatro contemporâneo, como o Teatro Pós-Dramático de Hans-Thies Lehmann. Questões divulgadas pelos integrantes: “Jogatina é um jogo de cenas. Um exercício de criação em teatro. O que importa aqui é a experiência, a convivência e a presença de quem participa do jogo. Dentro ou fora de cena. ‘Diz-que-sim & Diz-que-não’, ‘A Exceção e a Regra’, ‘Voo sobre o Oceano’, ‘A peça didática da Baden-Baden sobre a importância de estar de acordo’, ‘Os Horáceos e os Curiáceos’ e ‘A Decisão’ são as seis peças de Brecht que aprendemos a jogar. O que é íntimo? O que é o seu oposto? O que me inquieta? São contestações pessoais que estimularam nosso processo criativo e nosso envolvimento intelectual e afetivo com as obras escolhidas. Criar em grupo e brincar com as contradições entre o que é coletivo e o que é individual, o que é público e o que é privado, o que é datado e o que é atual, é o que guia nossos encontros. Jogar com os conflitos pessoais e com a realidade social que nos cerca, nos faz acreditar na possibilidade de modificar relações humanas-comunitárias-sociais por meio da arte”.

ELENCO reúne Anderson Morais, Arthur Malaspina, Francesco D’Ávila, Luana Franz e Ryan Hafyd. Concepção coletiva para figurinos, cenografia e projeção. Neste semestre, conforme divulgação, “Jogatina” será apresentada em escolas públicas de ensino médio.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções