Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Curso forma 39 novos agentes de trânsito

03 novembro
16:06 2014
O curso de formação, com 300 horas/aula, será ministrado por agentes de trânsito, profissionais do Sest/Senat e Centros de Formação

O curso de formação, com 300 horas/aula, será ministrado por agentes de trânsito, profissionais do Sest/Senat e Centros de Formação

O prefeito Eduardo Leite participou na manhã desta segunda-feira (03/11/2014), no auditório da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), da abertura do curso de formação de novos agentes de trânsito. Dos 40 aprovados no concurso público, 36 iniciaram o curso hoje e outros três que foram chamados devem se somar ao restante na próxima semana. Eduardo destacou a importância do agente para a segurança do trânsito nas ruas, cuja principal função é servir a comunidade.

O curso de formação, com 300 horas/aula, será ministrado por agentes de trânsito, profissionais do Sest/Senat e Centros de Formação. Até o dia 29 deste mês ocorrerão as aulas teóricas e depois, até o dia 19 de dezembro, as aulas práticas. A solenidade de entrega da carteira de agente de trânsito e do certificado de conclusão do curso será no dia 19 de dezembro.

Nas aulas teóricas serão abordados todos os artigos do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e nas práticas, o processo que envolve a atuação do agente, a autuação, abordagem, comunicação de rádio, radares, fechamento de vias, escolta, acidentes e programa balada segura, entre outros.

Superintendente de Transporte e Trânsito, Flavio Alam adianta que os novos agentes devem estar nas ruas já nos próximos dias, mas estarão acompanhados dos atuais agentes para ir aprendendo as formas de atuação, abordagem e de como proceder nas mais variadas situações. “O processo é bem complexo e é preciso uma interpretação uniforme de todos os agentes”, afirmou.

Pelotas conta atualmente com 53 agentes. Destes, 40 atuam nas ruas e os demais em funções administrativas como no setor de autos com registro de multas e comunicados ao Detran, serviço que somente pode ser feito por um agente, e o setor de educação, com palestras em escolas. Os novos agentes irão reforçar o contingente do Município e melhorar a atuação nas vias da cidade, sendo que a maioria deverá atuar nos turnos da manhã e tarde, período em que ocorre a maior demanda.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções