Curso visa melhorar atendimento do transporte urbano à população
Desde que a licitação do transporte coletivo entrou em vigor em 2016 em Pelotas, a população passou a usufruir de melhorias.
Ocorreram mudanças estruturais com novos ônibus, novo sistema de integração tarifária e modernização no método de acompanhar os itinerários. Mas para quem andava de ônibus e enfrentava dificuldades diariamente, a mudança é ainda maior.
É o caso do Luiz Fernando Miranda Borges, presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência. Ele conta que antes era difícil o acesso, já que poucos ônibus contavam com a rampa de acessibilidade para cadeirantes. A ajuda dos motoristas e cobradores, segundo ele, ocorria em alguns casos, mas muitos não prestavam um auxílio digno o que tornava a viagem ainda mais difícil.
Com a licitação os ônibus foram adaptados para o acesso dos cadeirantes e, agora, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), o Sest Senat e o Conselho se mobilizam em conjunto na melhoria do atendimento à população. Um curso com treinamento para motoristas e cobradores do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) é realizado nos últimos meses. Mais de mil profissionais do Consórcio irão passar pelas aulas. A ideia é fornecer uma troca de experiências, um contato mais próximo e humano com quem utiliza o serviço.
Luiz Fernando participa uma vez por semana do curso e palestra aos profissionais sobre a rotina e as dificuldades enfrentadas. “Hoje posso dizer pra vocês que o atendimento melhorou muito nos últimos meses, é radical a diferença. Para os deficientes é clara a mudança no comportamento dos motoristas”, afirmou.
O Conselho fica à disposição da população na Casa dos Conselhos, nas terças e quintas, para informar sobre a legislação e os direitos das pessoas com deficiência.