Cursos mudam realidade de moradores dos residenciais Minha Casa Minha Vida
Uma série de matérias contará a história de moradores dos residenciais que buscam alternativas de geração de trabalho e renda
Os cursos oferecidos pelo Senac, por meio do convênio com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), já começaram a mudar a realidade de moradores dos residenciais da faixa um do Programa Minha Casa Minha Vida – Haragano, Jardins do Obelisco, Fragata, Buenos Aires, Montevidéu e Eldorado.
Hoje vamos contar a história da Tuane Oliveira Gonçalves, que está fazendo o curso de depilação. Ela mora no residencial Montevidéu e diz gostar da área da beleza e querer crescer nela. O curso de depilação é o primeiro. Mas não deve ser o único. Pretende, em seguida, fazer o curso de manicure oferecido pelo projeto, para poder oferecer o máximo de serviços às futuras clientes.
Tuane trabalha no shopping, e conta que é bastante cansativo trabalhar todos os fins de semana. Sobra pouco tempo para estar com o marido e a filha de dez anos. Como autônoma ela conseguiria administrar melhor a sua semana. Pra começar pretende trabalhar com alguma das amigas que possuem salão. Mas com o tempo, espera ter o próprio espaço.
De acordo com a professora do curso de depilação, Letícia Santos, no curso as alunas aprendem a identificar os tipos de pele, como tratar pelos encravados, a preparação, as loções que devem ser usadas antes e depois, tipos de ceras para cada região do corpo e como atender e encaminhar possíveis casos de alergia. As depiladoras devem usar luvas, toca, jaleco, calça e casaco fechado para evitar acidentes de trabalho.