Da escolhinha do Galera à seleção sub-20
O lateral esquerdo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010 era de Pelotas. Michel Bastos, com passagens por Pelotas, Grêmio e Atlético/PR e sucesso em clubes europeus. Num futuro não tão distante, para a Copa de 2018 ou 2022, um jogador nascido na cidade pode repetir a façanha e assumir a lateral. Mas a do lado direito.
William Azevedo Furtado é jogador do Inter, de Porto Alegre. É titular absoluto da camisa 2, da equipe sub-20, desde que chegou à equipe no ano de 2012, depois de ter ótima passagem pelo Juventude, de Caxias do Sul.
O jovem nascido em Pelotas, e com família ainda na cidade, falou sobre o início de carreira. “Eu comecei com menos de dez anos na escolinha Galera, de futebol de salão, localizada no bairro da Guabiroba, com o Everton Gantes. Eu morava com minha avó e ela me levou para lá. Fui tomando gosto e me dedicando cada dia mais. Às vezes eu treinava no campo e, numa ocasião, teve um torneio que fomos disputar em Nova Prata. Jogamos contra o Juventude e eles gostaram do meu futebol. Me chamaram para fazer um teste e fui muito bem. Daí em diante não parei mais. Ainda tenho família que moro na cidade e sempre quando posso visito o pessoal”, disse.
William já conquistou vários títulos com a camisa do Inter, sendo destaque na campanha do Brasileiro sub-20 de 2013. As boas atuações as levaram a ser convocado para a Seleção Brasileira da categoria. Nas duas convocações deste ano, o jovem foi selecionado. Na última delas, foi um dos dois únicos que jogaram todo o tempo das partidas.
Colhendo os frutos que plantou, o jovem tem tudo para chegar bem no futebol principal. Com garra de sobra e muita determinação pode até jogar na Seleção Brasileira. O início já foi feito.