DA ESTREIA DE 2015 : Só dois titulares saíram do Xavante
O Brasil está a pouco mais de um mês da estreia no Campeonato Gaúcho de 2016. Olhando para a primeira partida da edição anterior do estadual, o time xavante mudou muito pouco. Apenas dois dos titulares da estreia de 2015 não estão mais no elenco rubro-negro.
No primeiro jogo do Brasil no Gauchão do próximo ano, diante do Grêmio – ainda com local ainda indefinido -, o técnico Rogério Zimmermann poderá escalar uma equipe muito parecida com a que venceu o Caxias na estreia no estadual de 2015. Os únicos titulares daquela partida que não estão mais no clube são Rafael Forster e Alex Amado, que se transferiram para Goiás e Ceará, respectivamente.
Eduardo Martini, Wender, Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia e Nena seguem no clube e terminaram a temporada deste ano como titulares da equipe. Cirilo, Fernando Cardozo e Márcio Hahn perderam espaço no time para Leandro Camilo, Teco e Diogo Oliveira, respectivamente.
Xaro e Cleverson ficaram com as vagas que eram de Forster e Alex Amado. A permanência dos principais jogadores é um indicativo de vantagem do Brasil sobre os demais concorrentes no Gauchão, especialmente os times do interior que estão refazendo seus elencos de jogadores.
O Brasil vai buscar no Gauchão a inédita conquista do tricampeonato do interior. Neste ano, a equipe xavante igualou o feito de 1983/1984, quando ganhou em anos seguidos o título de melhor equipe do interior do Rio Grande do Sul.