DANÇA AFRO : Mostra de teatro e dança de origem africana
Até dia 9 poderão ser feitas inscrições para coreografias e esquetes teatrais, e as fichas estão no site: ciadanielamaro.com.br
Por Carlos Cogoy
Sétima edição da mostra sob a coordenação da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro. Inscrições abertas para apresentações de dança e teatro, e o evento acontecerá dias 19 e 20 deste mês. No dia 19 às 14h no clube Fica Ahí – rua Marechal Deodoro 368 -, oficina de teatro com João Carlos Artigos do Rio de Janeiro. Já às 18h do dia 19, mas no clube Cultural Chove não Molha – rua Benjamin Constant 2.118 -, oficina de dança com Daniel Amaro. No dia 20 às 20h no Thatro Guarany, acontecerão as apresentações. Em destaque, o espetáculo teatral convidado “Cabeça de Nego” com João Carlos Artigos. As inscrições para apresentações e oficinas são gratuitas. Programação com financiamento da Prefeitura.
CONTEMPORÂNEO – Daniel Amaro destaca a interação entre os participantes, bem como com propostas estéticas: “Em 2015, a Mostra retoma à cena artística pelotense, chegando a sua sétima edição. O evento mantém seu objetivo inicial de transmissão e difusão da identidade cultural afro-brasileira como objeto de comunicação, inclusão e descoberta, tornando-a presente na vida social e cultural da sociedade, através da troca de experiências entre os participantes. Além de valorizar a produção cultural local e regional, alimentando o espaço da arte e contribuindo para o acesso à cultura, tanto para o público em geral como para os participantes do evento, como bailarinos, coreógrafos, atores e diretores. Assim, estimula a reflexão acerca do universo da cultura popular na contemporaneidade e intrinsecamente no cotidiano das pessoas, no espelho social, cultural e econômico em que vivemos. Com isso, a Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana apresenta-se como um evento que contribui para o reconhecimento da diversidade cultural, não somente em âmbito local, mas também no País”.
HISTÓRIA – O coreógrafo pelotense menciona sobre a trajetória do projeto: “A Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana foi promovida, interruptamente, durante seis anos. Desde a sua primeira edição, que ocorreu no ano 2004, o evento vem abrindo espaço na cena cultural da cidade de Pelotas para grupos e companhias locais de dança e teatro, bem como oriundos de outras cidades brasileiras. O principal é que tenham a cultura de matriz africana e afro-brasileira como mote de suas manifestações artísticas. O evento foi se ampliando a cada ano de sua realização, tanto no sentido do número de grupos e companhias participantes, quanto pela aprendizagem resultante dessas trocas. E, mais do que isso, pela perspectiva que se abriu de profissionalização dos artistas dedicados ao fomento da cultura afro-brasileira. É importante salientar que a ampliação da Mostra só foi viável em decorrência da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro ter sido convidada a participar do primeiro, segundo e terceiro ‘Fórum Nacional de Performance Negra’, que ocorreu em Salvador nos anos de 2004, 2005 e 2006. Acrescento ainda que, a parceria estabelecida com entidades e o comércio local, foram cruciais para o pleno desenvolvimento do evento ao longo das seis edições”.