Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

DANÇA : Arteria Espaço Arte promove duas oficinas de flamenco

DANÇA :  Arteria Espaço Arte promove  duas oficinas de flamenco
24 agosto
08:52 2022

Sábado às 14h e 15h30min, oficinas com Daniele Zill

Por Carlos Cogoy

Além de intérprete, coreógrafa e professora, da arte flamenca, ela também é pesquisadora e, há dois anos, lançou o livro “Gesto Flamenco”. Daniele Zill estará em Pelotas para duas oficinas de flamenco. A promoção é da trupe do Arteria Espaço Arte – rua Major Cícero 406 -, e as inscrições podem ser feitas através do WhatsApp: (53) 9 9975.8822 (Carol Portela).

OFICINAS – Conforme divulgação, as oficinas em Pelotas, serão “intensivas e indicadas para todos os níveis de experiência com o flamenco”. Às 14h, Oficina 1 com a abordagem “Expressão e gesto”. Já a Oficina 2, que será realizada a seguir, tem como temática “Técnica e coreografia”. Organizadores acrescentam: “Na ocasião estaremos oferecendo dois cursos intensivos distintos, porém complementares. As aulas estão indicadas aos mais variados interesses e contatos, com a dança flamenca. Assim, também convidamos praticantes de outras modalidades das artes cênicas”. Investimento por oficina: R$35,00 (individual); R$60,00 (dupla).

LIVRO Gesto Flamenco foi publicado pela Edições FUNARTE. Daniele explica: “O Gesto Flamenco é um somatório, uma edificação, formada por modulações de tônus e ancestralidade, – inventividade e tradição -, treinamento corporal e atravessamentos afetivos, com técnica e temperamento, especificidades artísticas e processos colaborativos, então aparato técnico e processos criativos. São elementos ou estruturas que, apesar do aparente antagonismo, estão fortemente agregadas, formando o que nomeei de corporeidade flamenca, na qual o Gesto Flamenco está apoiado”.

TRAJETÓRIA – Natural de Erechim, Daniele Zill começou a estudar música na infância. Com a mudança para Porto Alegre, aproximou-se da arte flamenca. Graduada em fisioterapia, realizou o mestrado em artes cênicas na UFRGS. Como tema: “Corpo Del Puerto: investigação do gesto flamenco no espetáculo Las Cuatro Esquinas”. Há mais de vinte anos, dedicando-se ao flamenco, Daniele Zill integra o coletivo Del Puerto. A Cia. tem circulado pelo País, e recebido premiações como o Açorianos de Dança. O grupo venceu em 2008, 2012, 2014 e 2016. Também conquistou o Prêmio Funarte Klauss Vianna em 2013 e, dois anos depois, o Prêmio de Pesquisa em Artes Cênicas do Teatro de Arena. Em 2017, Prêmio FAC Pró-Cultura.

AULAS – Atualmente, além das aulas ministradas na Escola de Flamenco Del Puerto, também compartilha ensinamentos no Espaço Luisa Martins em Bagé.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções