Diário da Manhã

sexta, 15 de novembro de 2024

Notícias

DANÇA : Aulas de zumba, jazz e contemporâneo

25 fevereiro
08:36 2016

Novo espaço à dança abrirá no sábado e também oferecerá modalidades para o público infantil

Por Carlos Cogoy

O interesse pela dança começou aos nove anos de idade. À época o incentivo era da tia, que o convidava para dançar. Posteriormente, ao ingressar no Colégio Municipal Pelotense, insistiu com a mãe e passou a participar do grupo de dança do “Gato Pelado”. Após oito anos como aluno, ainda manteve o vínculo durante três anos. Estudante de dança na UFPel, estagiou no Pelotense.

Coordenador Thomas tem formação na UFPel

Coordenador Thomas tem formação na UFPel

Um pouco da trajetória de Thomas Porto Marinho, que está divulgando o espaço “Studio da Dança”. Abertura acontecerá no sábado às 19h, e a academia de dança está situada à avenida Domingos de Almeida 1.263 – quase em frente ao Parque do Museu da Baronesa. Thomas ressalta que o funcionamento será nos três turnos, com aulas a partir das 7h, estendendo-se até 22h. Informações: 8429.1768; 3307.3738.

OPÇÕES – Thomas informa as opções que já estão confirmadas: Zumba/ ritmos às segundas e quartas das 17h às 18h e das 20h às 21h, terças e quintas das 8h às 9h, e das 20h30min às 21h30min; dança para criança às quartas das 18h30min às 19h30min; jazz juvenil, com a professora Andrea Rodrigues, às segundas das 18h às 19h; jazz contemporâneo adulto, também com Andrea, às segundas das 19h às 20h; dança de salão casal e individual, com o prof. Luciano Mello Costa, às sextas das 19h30min às 21h. Além disso, Diego Ferreira ministrará aulas de “personal”, laboral, circuito e caminhada orientada.

FORMAÇÃO – Do período no “Gato Pelado”, Thomas destaca o aprendizado com a professora Cíntia Morales. Com ela, soube que a dança “não se resumia a gestos do corpo, mas que a verdade da dança vem da alma”. Ele acrescenta: “Quando ingressei na faculdade, fiz uma audição para o elenco de bailarinos da Cia de Dança Afro Daniel Amaro, onde fiquei por mais de quatro anos. Com o Daniel, cresci muito como profissional, pois ele tem uma visão da dança muito íntegra, levando a dança-arte a sério como profissão. Até hoje trabalhamos em diversas atividades juntos, como julgamento de Carnaval em várias cidades na região sul. Essa experiência fez com que eu tivesse mais certeza do que eu queria ser: professor de dança.

“Studio da Dança” está localizado em frente ao Parque da Baronesa

“Studio da Dança” está localizado em frente ao Parque da Baronesa

Na licenciatura em dança, sou formado na segunda turma da UFPel. Também pude exercer a profissão no espaço de dança Laís Hallal. O contato com ela surgiu através da pesquisa para a conclusão do curso. Como consequência da aproximação, durante dois anos trabalhei no espaço.

E foi período de muita alegria, aprendendo muito com as alunas maduras, que sempre me ofereceram bons conselhos. A cada experiência consegui construir minha identidade como professor. A dança alivia minha alma e tento passar isto para os meus alunos através do movimento”.

ESCOLA – Sobre a dança na escola, Thomas avalia: “A dança na escola é instrumento de ensino e aprendizagem, proporcionando aos alunos um espaço para expressar-se, descobrindo e desenvolvendo seu potencial criativo e artístico, possibilitando momentos de reflexões e discussões sobre a sociedade, trabalhando capacidades, tais como coordenação, ritmo, agilidade e flexibilidade”.

Coreografando no Colégio Pelotense

Coreografando no Colégio Pelotense

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções