Diário da Manhã

terça, 07 de janeiro de 2025

Notícias

DANÇA : Brilhante participa de competição nacional Web Dance Festival

24 abril
08:51 2020

Clube esmeraldino tem buscado espaço entre as principais instituições do país

Por: Henrique König

A Dança do Clube Brilhante é coordenada pela professora Júlia Caldeira. Ela administra as atividades voltadas para nove turmas, com idades desde os 2 a 4 anos, a categoria Baby, até o nível Avançado, com as alunas maiores de 16 anos. Nesse período de quarentena por conta da pandemia do Covid-19, o Brilhante, que estaria participando em Joinville do maior festival do Brasil, continua sua movimentação pela internet. A decisão dos organizadores do evento preparou no site uma votação aberta ao público para avaliar os participantes, o Web Dance Festival. As turmas de Júlia concorrem com cinco coreografias.

A professora conta que a participação no maior torneio brasileiro seria novidade para Pelotas e para o CB, mas o projeto vai seguir visando a forma presencial nas próximas edições, se tudo der certo. Quem quiser apoiar o Brilhante pode acessar o site: http://www.ifdj.com.br/web-dance-festival/, procurar por Júlia Caldeira ou Brilhante na aba de pesquisa e votar.

Última apresentação ocorreu no próprio clube, no evento Brilhante 30 Horas

Última apresentação ocorreu no próprio clube, no evento Brilhante 30 Horas

Enquanto aulas locais no clube não ocorrem, a solução é a mesma para outras modalidades esportivas: aulas pela internet. “Estamos fazendo nossas aulas pela plataforma Zoom, um aplicativo de reuniões online. Como a Dança tem muitos exercícios importantes que são realizados de maneira individual, existe a possibilidade de orientar as alunas com atendimento online. Atualmente todas as nossas turmas estão com aulas”, garantiu Júlia.

“Ainda que não seja a mesma coisa que as aulas presenciais, esse acesso online nos deu a possibilidade de minimizar o prejuízo. Quero dizer, com certeza tivemos alguns percalços, pois estávamos montando a Equipe de Competições e íamos participar de vários festivais de Dança agora no primeiro semestre. Mas eu acredito que a Dança seja mais adaptável, já que temos essa possibilidade do

trabalho individual. Então, nós conseguimos melhorar o nosso cenário através dessa plataforma”, resumiu Júlia.

A coordenadora da Dança afirma que as aulas são abertas para alunas e alunos, sem distinção. Quanto às competições do primeiro semestre, algumas foram canceladas e outras adiadas. Ela conta que um dos grandes momentos seria na fronteira com o Uruguai. “Ano passado fomos ao Festival de Dança de Jaguarão e ao Festival de Bagé. Em Jaguarão, nós tivemos muitas premiações e fomos convidados a fazer a abertura do Festival este ano. Infelizmente ele seria realizado em maio e foi suspenso. Mas estaremos na próxima edição, com certeza”, comentou.

E assim o Brilhante segue em preparação mesmo em quarentena, na ansiedade das alunas e dos alunos em participar dos torneios. “A ideia é sempre fazer o nosso querido Esmeraldino e comunidade se orgulharem do nosso trabalho. Existem muitos festivais de Dança na região e nós queremos participar. Assim que tudo se normalizar, estaremos dispostos a seguir com o nosso planejamento.”

Em recado final, Júlia convida a comunidade a manter as medidas de isolamento social: “Para que todos fiquem em segurança, sigam as recomendações de saúde e estejam saudáveis e protegidos. Assim que voltarmos, teremos o prazer de dançar juntos novamente”, finalizou categoricamente como uma coreografia merecedora de aplausos

Comentários ()

Seções